Programa Municipal DST/Aids de Campinas distribui hoje pelo menos 2 mil preservativos em Barão Geraldo durante desfile de bloco carnavalesco

21/02/2006

60 mil unidades do insumo serão entregues à população em 21 eventos oficiais
que ocorrem até o dia 28 de fevereiro em diversos pontos da cidade

Pelo menos 2.000 camisinhas devem ser distribuídas hoje, a partir das 20h, em Barão Geraldo, durante o desfile do bloco carnavalesco Berra Vaca. Até o final do Carnaval 2006 da cidade, cerca de 60 mil preservativos masculinos serão distribuídos. As equipes do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas atuam em 21 eventos oficiais do Carnaval do município.

A distribuição ocorre na Praça 30 de Dezembro, onde terá início a folia nesta terça-feira. A entrega dos preservativos deverá ser realizada até por volta de 23h. A atuação do Programa DST/Aids de Campinas no Carnaval 2006 teve início dia 10, durante a escolha da Rainha do Carnaval de Campinas e do Rei Momo, em evento realizado na Estação Cultura.

O próximo evento em que haverá distribuição de preservativos é no desfile do Bloco Carnavalesco Unidos de Sousas. O endereço da saída será a Rua Oscar Rossim, com trajeto pela Isabelita Vieira, com Coronel Alfredo Nascimento, Monsenhor José Salim e chegada à Praça Beira Rio.

Durante todo o ano, no entanto, os preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde. O incentivo ao uso do preservativo na relação sexual continua atual e necessário; através das campanhas, a busca por esse insumo nas unidades básicas de saúde em Campinas cresceu de 40.000 unidades/mês em 1999 para 300.000 unidades/mês em 2005.

A apresentação de sábado contou ainda com coreografias desenvolvidas ao som de paródias às tradicionais marchinhas brasileiras de Carnaval, em versões em que as letras são voltadas à prevenção. O show animou ainda mais o público que lotou o Largo da City Banda (esquina da Avenida Júlio de Mesquita com a Rua General Osório, no Cambuí).

Para obter mais informações sobre a aquisição e uso de preservativos, a população deve telefonar para o Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA), através do (19) 3236 – 3711. O Coas/CTA fica dentro do Centro de Referência em DST/Aids, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro, perto ao Terminal 2 (Moraes Salles) e Terminal Central de ônibus.

O Centro de Referência em DST/Aids de Campinas é uma unidade pública de saúde que presta ainda serviços de assistência às pessoas que vivem com HIV/aids. O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira (somente nos dias úteis), das 7h às 20h

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes (Assessor de Imprensa): (19) 3234 – 5000 ramal 220