Programa Municipal DST/Aids de Campinas faz distribuição de camisinhas e material informativo em eventos públicos do Carnaval

24/02/2006

Trabalho teve início em eventos do pré-Carnaval,
como escolha da Rainha e do Rei Momo e em desfiles de bandas e blocos carnavalescos

O Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas realiza a distribuição qualitativa de preservativos masculinos durante os eventos públicos do Carnaval 2006 na cidade. O objetivo é entregar pelo menos 60 mil camisinhas até o último dos 21 eventos oficiais do Carnaval de Campinas.

O trabalho teve início no último dia 10, na Estação Cultura, durante o evento em que foram escolhidos a Rainha e o Rei Momo do Carnaval de Campinas. A distribuição foi realizada, ainda, em outros eventos do período de pré-Carnaval, como desfiles de bandas e blocos carnavalescos de Campinas. Além dos preservativos, também são entregues materiais informativos sobre prevenção e tratamento às DST/aids.

As equipes, formadas por trabalhadores do Sistema Únicos de Saúde (SUS) de Campinas e parceiros do PMDST/Aids entregam à população os preservativos e materiais como o leque, produzido em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da campanha "Preferência pela vida", com os dizeres: "Arriscar não vale a pena. Use camisinha e não dirija embriagado".

Durante todo o ano, no entanto, os preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde. O incentivo ao uso do preservativo na relação sexual continua atual e necessário; através das campanhas, a busca por esse insumo nas unidades básicas de saúde em Campinas cresceu de 40.000 unidades por mês em 1999 para 300.000 unidades por mês em 2005.

Para obter mais informações sobre a aquisição e uso de preservativos, a população deve buscar a unidade pública de saúde mais próxima ou telefonar para o Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA), através do (19) 3236 – 3711. O Coas/CTA fica dentro do Centro de Referência em DST/Aids, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro, perto ao Terminal 2 (Moraes Salles) e Terminal Central de ônibus.

O Centro de Referência em DST/Aids de Campinas é uma unidade pública de saúde que presta ainda serviços de assistência às pessoas que vivem com HIV/aids. O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira (somente nos dias úteis), das 7h às 20h.

Confira os eventos e locais onde haverá distribuição de camisinhas:

Distribuição de CAMISINHAS no Carnaval 2006

Evento/Atração: Desfile dos trabalhadores e parceiros do CS Itatinga

Local: Saída do Centro de Saúde e trajeto pelas ruas do Jardim Itatinga

Evento/Atração: Bloco Carnavalesco Unidos de Sousas

Endereço: Saída na Rua Oscar Rossim, segue Isabelita Vieira/ Coronel Alfredo A. Nascimento / Monsenhor José Salim, chegada à Praça Beiro Rio

Endereço: Chegada à Praça Dom Agnelo Rossi

Evento/Atração: Bloco Carnavalesco Berra Vaca de Barão Geraldo

Endereço: Praça 30 de Dezembro - Barão Geraldo

Evento/Atração: Baile de Carnaval da 3ª Idade

Endereço: Centro de Vivência do Idoso – Lagoa do Taquaral

Evento/Atração: Tomá na Banda