Campinas lança nova caderneta de saúde da criança na segunda-feira, dia 5

02/02/2007

Campinas lança nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a nova caderneta de saúde da criança, que acaba de ser confeccionada pelo Ministério da Saúde. O documento visa acompanhar mais de perto o crescimento e o desenvolvimento de meninos e meninas durante toda a infância, até os 10 anos.

O lançamento acontece às 14h, no Auditório Papa João Paulo II do Salão Vermelho, com presença da coordenadora da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Dra. Ana Cecília Silveira Lins Sucupira, do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, do secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, do diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, da coordenadora municipal de Saúde da Criança e do Adolescente, Maria Fernanda Costa Haddad, e dos médicos pediatras da rede pública municipal de Saúde.

Na cerimônia também vão estar presentes representantes das universidades do município e das instituições de saúde pública e privada que prestam assistência à mulher no parto. O Salão Vermelho fica no saguão do Paço Municipal, na avenida Anchieta, 200.

A caderneta será entregue já na maternidade a todas as crianças nascidas a partir de agora em Campinas, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou não. Para atender às crianças de todo País serão distribuídas 3 milhões e 800 mil exemplares. Para Campinas, o Ministério da Saúde enviou inicialmente 11 mil cadernetas.

O novo exemplar é mais completo do que a Caderneta da Criança que vinha sendo confeccionada e distribuída pelo Ministério, já que traz novos conteúdos informativos para os familiares da criança e para os profissionais de saúde, com destaque no cuidado da criança, seu desenvolvimeto, prevenção de acidentes e violência. Traz também a introdução das novas curvas de crescimento lançadas recentemente em estudo multicêntrico pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e novo calendário e cartão vacinal com a inclusão da vacina para rotavírus.

“Aos poucos, a nova caderneta vai substituir totalmente a que vinha sendo usada. Mesmo assim, é importante destacar que crianças que possuem a antiga caderneta da criança devem continuar com ela”, afirma a pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora municipal da Saúde da Criança e do Adolescente em Campinas.

Segundo Fernanda, o novo documento é um importante instrumento de vigilância da saúde, do crescimento e do desenvolvimento e auxilia a família e os profissionais de saúde no cuidado integral da criança.

“A caderneta deve ser levada sempre aos serviços de saúde para que em cada consulta ou vacina o profissional de saúde faça as devidas anotações. Nestas ocasiões, os pais também devem tirar suas dúvidas no sentido de aproveitar todos os recursos da nova caderneta e aprender a proteger as crianças, cuidar de sua alimentação e garantir os seus direitos a um desenvolvimento saudável”, informa.

Fernanda orienta aos pais que guardem com cuidado a caderneta, pois trata-se de um documento de saúde da criança. É importante, segundo Fernanda, que os pais levem sempre a criança com a caderneta de saúde aos serviços de saúde e em todas as campanhas de vacinação.

“Os pais devem conversar com o profissional de saúde, tirar suas dúvidas e solicitar orientações para que seu filho ou filha cresça e se desenvolva bem. Também devem solicitar ao profissional de saúde que preencha a caderneta. Esse é um direito da família e da criança”, afirma.

Denize Assis