Saúde capacita vendedores de alimentos para o Carnaval Integração 2007

09/02/2007

Jorge Massarolo

Profissionais da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam nesta segunda-feira, dia 12, a partir das 14 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, a capacitação dos vendedores ambulantes que comercializarão alimentos durante o Carnaval Integração 2007. A capacitação é pré-requisito para a obtenção da licença especial de venda da Setec – Serviços Técnicos Gerais.

De acordo com a enfermeira sanitarista Maria Filomena de Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS, o objetivo é orientar os ambulantes sobre os riscos de doenças transmitidas por alimentos e os cuidados de higiene necessários para evitá-los. “A intenção é oferecer aos consumidores um produto seguro e de qualidade”, diz.

O evento abordará o preparo e manipulação dos alimentos e a divulgação das regras para o trabalho na área oficial do carnaval. A venda de alimentos terá rígida fiscalização pela Vigilância Sanitária, que poderá interditar o trabalho dos credenciados que estiverem em desacordo com as normas de higiene ou que desrespeitem as regras estabelecidas para a comercialização no local.

Os permissionários poderão vender lanches quente, frio e sanduíche natural; pastéis e frituras; pipoca e batata frita; cachorro quente; churrasquinho; derivados de milho verde; doces industrializados; café e pão de queijo; comida típica baiana e sorvetes, além de bebidas, águas e refrigerantes em recipientes plásticos ou em lata. É proibida a venda de qualquer bebida alcoólica destilada. A prefeitura abriu 100 vagas. Se o número de inscritos for maior, haverá sorteio das vagas.

O Carnaval Integração 2007 será realizado na Avenida Magalhães Teixeira, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Faria Lima, entre os dias 16 e 20 de fevereiro. O local tem capacidade para abrigar aproximadamente 100 mil pessoas por dia, e contará com arquibancadas com 10 mil lugares, além de 350 metros quadrados de camarotes com capacidade para cerca de 700 convidados. Praça de alimentação e mais de 80 sanitários químicos também fazem parte da estrutura para receber os foliões.