Organizações da sociedade civil realizam conjunto de ações para promover cidadania com apoio do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

09/02/2007

Inscrições para oficina de software e comunidade livre que será realizada a partir do dia 21,
na Casa de Cultura Tainã, terminam segunda, dia 15;

A comunicação utilizada como instrumento para promoção da cidadania entre as populações mais vulneráveis aos problemas sociais é a proposta central da Rede Mocambos, com a realização do conjunto de ações "Oficina de Software E-Comunidade Livre".

Durante duas semanas a oficina será realizada na Casa de Cultura Tainã, uma organização não-governamental que atua com projetos culturais e cuja sede está localizada à Vila Padre Manoel da Nóbrega, na região Noroeste de Campinas.

A realização da oficina tem apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Em parceria com o Programa DST/Aids, a Casa de Cultura Tainã opera desde 2004, no local, o projeto Tambor Dá Saúde, que inclui o primeiro banco comunitários de preservativos de Campinas.

A proposta, segundo Maurílio Santana, integrante da ong e um dos jovens que atuam junto ao banco de preservativos é, através do empoderamento e da emancipação, promover processos de educação e prevenção.

"As pessoas têm consciência, por exemplo, de que previnem-se da aids, do hiv e das dst com uso da camisinha. O que precisamos é promover processos para que essas pessoas superem outros obstáculos com relação às práticas preventivas de saúde, entre muitas outras coisas", afirma o ativista.

As oficinas são uma proposta do telecentro Dona Nina (núcleo da Casa de Cultura Tainã), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Rede Mocambos, com previsão de pelo menos duas versões para o primeiro semestre do ano de 2007.

A idéia é que durante duas semanas sejam realizadas diversas atividades relacionadas a free software (GNU/Linux) e comunidade eletrônicas livres para compartilhar conhecimentos sobre tecnologias da informação e comunicação.

Na programação da "versão 1.0" do projeto, conforme diz Santana: Introdução às oficinas livres da Rede Mocambos; gráficos; vídeo; áudio; África; meta-reciclagem; radio livre; meio ambiente, ética e política livre; arquivos na Rede mundial de computadores, integração com a Rede Mocambos e a administração e   configuração em GNU/Linux.

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pela Internet: http://griot.ourproject.org/oficina_mocambos.html , ou através da Casa de Cultura Tainá, à rua Inhambu, 645, junto à Praça dos Trabalhadores, à Vila Padre Manoel da Nóbrega. O telefone da Tainã é (19) 3228 – 2993.

Para saber mais sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis a população deve informar-se através dos Centros de Saúde ou no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids.

O Centro de Referência é uma unidade pública de saúde localizada à rua Regente Feijó, 637, Centro, funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h (exceto feriados) e o telefone é (19) 3234 – 5000.

A aids não tem cura, mas tem tratamento. Estimativa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas aponta para possibilidade de haver em Campinas pelo menos 2.000 pessoas que vivem com o vírus hiv e não sabem.

O teste de hiv e sífilis pode ser realizado em qualquer Centro de Saúde de Campinas, ou no Centro de Referência de DST/Aids. Mais informações sobre o teste de hiv podem ser obtidas nestas unidades ou pelo telefone (19) 3236 – 3711

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: 19+8115.4856,3234.5000,3236.3711 , com Eli Fernandes – Centro de Referência do Programa Municipal DST/Aids – Rua Regente Feijó, 637, Centro.