Centro de Saúde Faria Lima distribui 10 mil camisinhas na Rodoviária, dias 15 e 16 de fevereiro, como ação de prevenção à aids no Carnaval

13/02/2007

Trabalho tem apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
e Aids da Secretaria Municipal de Saúde

A população que passar pela Rodoviária de Campinas nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, terá oportunidade de receber gratuitamente camisinhas e material informativo sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (dst) e à aids.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas realizam, na quinta-feira, das 13h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 18h, a distribuição de cerca de 10 mil preservativos para a população que acessar o terminal rodoviário.

A atividade tem apoio do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas e é programada como ação de prevenção para o período do Carnaval. O trabalho será realizado por meio do Centro de Saúde Faria Lima, que enviará profissionais à Rodoviária para fazer a distribuição.

Segundo a enfermeira sanitarista Cristina Ilario, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, a camisinha é o principal insumo de prevenção ao hiv (vírus que causa a aids) e às demais doenças sexualmente transmissíveis.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) as camisinhas são dispensadas gratuitamente durante todo o ano em unidades públicas como os centros de saúde de Campinas, ou no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas está localizado à rua Regente Feijó, 637, Centro (próximo ao Terminal Central e ao Terminal II de ônibus urbanos) e atende gratuitamente a população. O telefone do Centro de Referência é (19) 3234 – 5000.

A unidade de referência realiza tratamento às pessoas que vivem com hiv/aids e também oferece aconselhamento e teste, gratuitamente, de aids e dst. O resultado do exame é sigiloso. Só a pessoa que realiza o teste fica sabendo o resultado. Para saber mais sobre o teste, o telefone é (19) 3236 – 3711.

A população também pode acessar pessoalmente o Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas para realizar o teste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto aos feriados. Moradores de Campinas também pode realizar o teste de aids e dst gratuitamente através dos centros de saúde.

..............................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, 3234 – 5000, 3236 – 3711, com Eli Fernandes – Assessoria de Imprensa do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.