Centro de Saúde do Jardim Itatinga sai com bloco "Camisinha Neles", nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, para prevenção ao hiv/aids e às dst

14/02/2007

Atividade tem apoio e matriciamento do Programa Municipal de Doenças
Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura

Pelo terceiro ano consecutivo o Centro de Saúde (CS) Itatinga, com participação da sociedade organizada, realiza a atividade "Camisinha Neles", um bloco carnavalescos que reúne profissionais da unidade, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e lideranças comunitárias.

A comemoração do Carnaval no Jardim Itatinga, com envolvimento de profissionais de saúde, usuários da unidade e lideranças comunitárias tem objetivo de promover a prevenção ao hiv, à aids e as doenças sexualmente transmissíveis, com a produção de um evento cultural.

As ações têm sido fomentadas e apoiadas pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga foi o primeiro de Campinas a realizar execução descentralizada de recursos de prevenção pactuados no Plano de Ações e Metas (PAM).

O desfile do bloco carnavalesco "Camisinhas Neles" será realizado a partir das 14h. Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Centro de Saúde, pelo telefone (19) 3225 – 7145 ou na própria unidade, localizada à Rua Caiuá, número 218 no Jardim Itatinga.

O slogan do bloco é o seguinte: "Prevenir e Viver Com Saúde". Durante o desfile haverá distribuição de aproximadamente 2.000 camisinhas, além de material informativo e educativo sobre aids, hiv e doenças sexualmente transmissíveis que compõem o "kit" de prevenção e educação.

"A partir da promoção da cidadania, as populações mais vulneráveis à aids têm oportunidade de apreender a superação dos obstáculos que impedem essas pessoas de, por exemplo, usar a camisinha para prevenirem-se das doenças sexualmente transmissíveis, da aids e da transmissão do hiv", afirma a médica de família e comunidade, Zeliete Zambon, coordenadora do CS Itatinga.

Ela explica que já existe consciência de que o uso da camisinha é uma prática de prevenção ao hiv/aids, às dst e a uma gravidez indesejada. "Precisamos é superar as barreiras que impedem que uma mulher, por exemplo, consiga negociar com o parceiro a utilização deste que é o principal insumo de prevenção disponível no SUS", completa a coordenadora da unidade.

Serviço: 3ª Comemoração do Carnaval Com o "Bloco Camisinha Neles – Prevenir É Viver Com Saúde".

As atividades se realizarão no dia 15 DE FEVEREIRO de 2007 a partir das 14:00h no Bairro Jardim Itatinga.
Mais informações: 3225-7145.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, 3234 – 5000, 3236 – 3711, com Eli Fernandes – Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.