Contrato Interno de Gestão do HMMG é modelo para hospital de Uberlândia

16/02/2007

Jorge Massarolo

O gerenciamento do Contrato Interno de Gestão e o programa de acolhimento e classificação de risco implantados no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti servirão de modelo para o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU). Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Dra. Ivanilde Ribeiro, diretora de cuidados clínicos do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), e o enfermeiro Mário de Moraes estarão em Uberlândia, onde explicarão para o corpo técnico do HCU a funcionalidade dos processos adotados.

O convite partiu da comissão técnica que visitou o HMMG no último dia 8, onde conheceu os sistemas. “O sucesso do nosso contrato interno de gestão e do programa de classificação de risco agradou tanto a comissão técnica, que fomos convidados a explicá-los para os demais profissionais do Hospital de Clínicas de Uberlândia”, diz Ivanilde. O Hospital Mário Gatti foi pioneiro no país na implantação dos dois sistemas. O HCU tem 486 leitos e cerca de 50.000 m2 de área construída.

O contrato de gestão é considerado uma importante ferramenta que associa diretrizes do modelo de atenção e gestão aos resultados medidos através da planilha de avaliação. De acordo com Ivanilde, o objetivo geral é potencializar ao máximo a qualidade a capacidade da instituição no atendimento às necessidades dos usuários, tanto os externos como os internos.

A realização de contratos internos de gestão com as unidades de trabalho do hospital está inserida na estratégia de efetivação das diretrizes centrais: ampliação da oferta, qualificação e humanização das ações; valorização dos servidores e implementação da gestão participativa; modernização gerencial e a garantia da sustentabilidade econômica.

No site do hospital (www.hmmg.sp.gov.br) é possível encontrar todas as informações e objetivos do Contrato Interno de Gestão, o regimento interno da comissão de implementação, bem como uma minuta do contrato para o cumprimento de metas.

Comissão

A equipe do Hospital de Uberlândia que visitou o HMMG, sob a coordenação da diretora administrativa Lílian Machado de Sá, era formada por 15 pessoas entre médicos, enfermeiros, engenheiro e assistente administrativo. O grupo conheceu o funcionamento do contrato de gestão, o Núcleo de Informação, a unidade de Engenharia Clínica, o Programa de Acolhimento de Classificação de Risco do PSA e do Pronto-Socorro Infantil (PSI).