SAMU coordena a saúde no carnaval 2007

16/02/2007

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Campinas (SAMU 192) garantirá o apoio técnico de emergência aos foliões do Carnaval Integração 2007. De acordo com coordenador do SAMU e responsável técnico pela área de emergência e saúde do evento, Dr. José Roberto Hansen, foi montada uma estrutura de 150 m2, que abrigará um pequeno hospital e onde trabalharão 50 profissionais capacitados para atuar em grandes eventos. A expectativa é que 100 mil pessoas por dia participem do carnaval este ano.

O serviço de saúde conta também com uma viatura de suporte avançada (UTI) e duas de suporte básico, que poderão ser usadas caso haja necessidade de transferência de paciente. "A estrutura médica preparada tem condições de realizar todos os procedimentos básicos. As tendas são equipadas com estrutura para atender os casos de urgência e de observação", explica Hansen.

O ambulatório local terá desfibrilador, oxigênio, medicamentos de urgência, materiais de suturas e pequenas cirurgias, inaladores, etc. Segundo Hansen, a avenida foi dividida por setores para facilitar a comunicação e identificação dos espaços nos atendimentos necessários.

Com base nos atendimentos realizados nos carnavais anteriores, ele acredita que a maioria das ocorrências será por excesso de bebida alcoólica, já que o forte esquema de segurança montado, com detectores de metal em todas as entradas e venda de bebidas alcoólicas somente para maiores, inibirá outro tipo de ocorrência. Os atendimentos mais comuns são alcoolismo agudo, desidratação, hipoglicemias, câimbras, ferimentos leves e escoriações. Além da avenida , o SAMU prestou apoio em todos os eventos pré-carnavalescos que já aconteceram.

Volta ao índice de notícias