Prefeitura dá incentivo para médicos que trabalham na periferia

16/02/2007

O prefeito Hélio de Oliveira Santos assinou decreto nesta sexta-feira, dia 16, que aumenta o valor do prêmio produtividade para médicos que trabalham em 16 unidades básicas e módulos de saúde nas regiões mais distantes do centro de Campinas, aquelas que apresentam mais dificuldade em fixar os profissionais. A medida também vale para os médicos que participarão do processo seletivo para a Secretaria Municipal de Saúde.

A bonificação atual, que é de R$ 1,4 mil, dobra de valor, passando para R$ 2,8 mil para uma carga de 36 horas de trabalho – o aumento equivale a um salário bruto de R$ 6,9 mil, em substituição aos antigos R$ 5,5 mil mensais. A bonificação para a jornada de trabalho de 20 horas semanais é de R$ 1.282,44, já o salário fixo é de R$ 2.282,00. Para 36 horas semanais, o salário base é de R$ 3.872,00. Os profissionais receberão também vale alimentação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, os salários oferecidos estão competitivos para o mercado atual. Segundo ele, esta medida faz parte de um conjunto de ações que visam dar melhor infra-estrutura e condições de trabalho aos profissionais. Ele também disse que é importante a comunidade acolher bem este profissional, para que ele possa desenvolver seu trabalho com segurança e respeito.

O prêmio de produtividade é um incentivo para fixar os profissionais que trabalharão em locais distantes e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Alguns bairros foram escolhidos por não conseguirem fixar os profissionais por mais de um ano. “A medida é necessária, considerando a necessidade de viabilizar a assistência médica em todos os locais de Campinas, de maneira ininterrupta e reduzir as filas nessas unidades de saúde”, diz. Em média, oito médicos por mês pedem exoneração do serviço público em Campinas. O índice é considerado baixo diante do universo de mil médicos contratados.

Os locais

O decreto estabelece que o valor do prêmio produtividade fica alterado para médicos das seguintes unidades de saúde. CS Itajaí, CS Floresta, Módulo de Saúde Campina Grande, CS São Marcos, Módulo de Saúde Rosália, CS União de Bairros, CS DIC III, CS São Cristóvão, CS Itatinga, Módulo de Saúde Oziel, Módulo de Saúde Nova América, Módulo de Saúde Monte Cristo, CS São Domingos, Módulo de Saúde Fernanda, Modulo de Saúde Campo Belo e Módulo de Saúde Carlos Gomes.

As inscrições para o processo seletivo terminam no próximo dia 23. Os interessados podem se inscrever pela internet, no endereço www.campinas.sp.gov.br. Ao todo, a Administração Municipal está oferecendo 230 vagas, distribuídas nas especialidades de médico de saúde da família, clínico geral, ginecologista-obstetra, pediatra, psiquiatra, emergencista adulto e pediátrico. Até o dia 16, 546 profissionais haviam se inscrito.

Após preencher a ficha de inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 50,00. O pagamento deve ser feito por meio de depósito bancário, identificado com o número de inscrição do candidato, em nome da Prefeitura Municipal de Campinas, na conta-corrente 72900-0, agência 4203 do Banco do Brasil.

A contratação destes médicos é fundamental para fortalecer a atenção básica e suprir vagas na área de urgência e emergência. Posteriormente a Secretaria abrirá processo seletivo para contratação de outros profissionais, também necessários para a rede.