Atividades marcam o Dia Internacional de Conscientização sobre a Prevenção das LER/DORT

23/02/2007

Um debate sobre o “Nexo Técnico Epidemiológico” , uma nova proposta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o reconhecimento de doenças causadas pelo trabalho, com Paulo Rogério de Oliveira, do Ministério da Previdência Social e Prof. Dr. Heleno Correa Filho, da Universidade de Campinas (Unicamp), é um dos eventos que será realizado no próximo dia 28, Dia Internacional de Conscientização sobre a Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos - Doenças Osteo-Musculares Relacionadas ao Trabalho). A data será marcada por uma série de atividades com o objetivo de discutir sua origem e sintomas.

Causadas pelo excesso e rapidez de movimentos e posturas estáticas de grupos musculares por tempo prolongado, as LER / DORT são hoje uma fonte de preocupação. Em 2004 foram registradas 27.587 doenças ocupacionais na Previdência Social. Estima-se que cerca de 14 mil sejam de LER/DORT. Isso significa R$ 12,5 bilhões gastos anualmente para o pagamento de benefícios por incapacidade, parte ocasionada por acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Esses números se referem apenas aos trabalhadores com carteira assinada que tiveram suas doenças notificadas e reconhecidas pelo INSS. “Se forem considerados os milhões de trabalhadores do mercado informal e a sub-notificação das doenças causadas pelo trabalho, conclui-se que esses números sejam muito maiores”, explica Andréa Marques Tavares, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), da Secretaria Municipal de Saúde.

As LER / DORT - tenossinovites, tendinites, epicondilites, compressões de nervos periféricos e síndromes miofasciais – causam dores, formigamento e fadiga, inicialmente de forma difusa e pouco intensa. Em estágio mais avançado, as dores tornam-se contínuas e a pessoa passa a ter dificuldades para locomover-se e até dormir, podendo evoluir para um quadro de depressão, comum em pacientes com doenças crônicas e / ou que imponham restrições de qualquer natureza. Quando não prevenidas e não diagnosticadas precocemente, as LER / DORT geram sofrimento, dor e incapacidade física.

Diante da importância do tema, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CRST, juntamente com o Sindicato de Trabalhadores, Associação de Portadores e Prevenção de LER/ DORT e Fundacentro, promovem uma série de atividades nos dias 27 e 28 de fevereiro com o objetivo de discutir amplamente a questão.

Veja a programação

Dia 27/02 – 14h – no Salão Vermelho do Paço Municipal (Prefeitura)

- Debate com Paulo Rogério de Oliveira (Ministério da Previdência Social) e Prof. Dr. Heleno Correa Filho (UNICAMP) sobre o ‘Nexo Técnico Epidemiológico’, que é uma nova proposta do INSS para o reconhecimento de doenças causadas pelo trabalho. Esse evento é direcionado para profissionais das redes municipais de saúde de Campinas e região, sindicatos e outros representantes de trabalhadores.

Dia 28/02 – das 14 às 17h – Praça em frente à Catedral

- Panfletagem na praça.

Dia 28/02 – 19h – Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos

- Debate sobre a Saúde do Trabalhador no contexto da saúde pública do país e do município de Campinas, com a participação de Márcia Hespanhol Bernardo (CEREST Campinas) e Prof. Dr. Heleno Correa Filho (UNICAMP).