Campinas registra 207 casos de dengue

26/02/2007

Jorge Massarolo

Campinas registrou 207 casos de dengue nos meses de janeiro e fevereiro, de acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Deste total, 102 são autóctones - a pessoa foi infectada no próprio município -, 25 importados e 80 estão em investigação.

Os números são inferiores aos divulgados no boletim anterior (dia 22), quando foram confirmados 225 casos. Deste montante, 75 eram autóctones, 22 importados, 60 de outros municípios e 127 estavam em investigação. Na nova contagem, o número de casos investigados caiu para 80, o que reduziu o número de total de contaminados.

Os dados mostram que o Distrito Norte continua na liderança, com 123 casos confirmados, sendo que os bairros do CS Anchieta – Beira Rio, Jd. Nova Aparecida, Parque Família, Maria Helena, Universal, São Luiz, Vila Francisca, Padre Anchieta e Padre Josimo - respondem por 45 do total.

Estes bairros fazem divisa com Sumaré e Hortolândia, municípios com alta incidência de dengue. No último sábado, dia 24, a SMS, em parceria com a Sanasa, Administrações Regionais, Distritos de Saúde e Secretaria de Infra-Estrutura, realizou uma megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue na região. Cerca de 5 mil imóveis foram vistoriados e centenas de criadores do mosquito inutilizados. Os municípios de Sumaré e Hortolândia realizaram ação conjunta.

Agentes de saúde dos três municípios têm realizado reuniões semanais com a Superintendência de Controles de Endemia (Sucen) e com a DIR 12, para avaliar a área e definir medidas de controle da epidemia. Técnicos da saúde estimam que a grande quantidade de reciclados e entulhos, além da falta de infra-estrutura básica como água encanada, condições sanitárias precárias e borracharias, favorecem a criação do mosquito na região.

O Distrito de Saúde Sul vem em segundo lugar com 29 casos, sendo que a maior concentração está no parque São Martinho, com três casos. Na seqüência vem o Distrito Sudoeste com 19 casos e os Distritos Noroeste e Leste, com 18 casos cada.

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado suas ações contra a dengue. A Operação Catabagulho será realizada na segunda-feira, dia 26, no CS Costa e Silva da Região Leste; terça-feira, dia 27, no Distrito Noroeste; quarta-feira, dia 28, no C.S. São Marcos da Região Norte; quinta-feira, dia 01/03, no C.S. Itatinga; e sexta-feira, dia 02, no CS Esmeraldina da região Sul.

São considerados criadouros os objetos que acumulam água e que precisam estar sempre limpos, como pneus, pratos de vasos, garrafas, latas, calhas, ralos, potes de animais, caixas d’água e outras vasilhas. Em 2006, Campinas registrou 769casos de dengue, sendo 683 autóctones.