CS Florence interrompe atendimento na sexta-feira e no sábado, para mudança

01/02/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que o Centro de Saúde (CS) Jardim Florence, na região noroeste da cidade, vai interromper o atendimento nesta sexta-feira, dia 1 de fevereiro, e sábado, dia 2.

Domingo, segunda-feira, terça-feira e quarta-feira de manhã o serviço vai estar fechado, como todas as outras unidades básicas da rede pública municipal de saúde, em função do Carnaval. Na quarta-feira à tarde o CS volta a funcionar normalmente.

A medida é necessária porque o CS está em obras e as equipes precisam se mudar para a parte que já foi construída, já que o local em que eles atuavam até então também vai ser ampliado e adequado.

A interrupção no atendimento foi programada e discutida antecipadamente com os Conselhos Distrital e Local de Saúde e informada à comunidade. Segundo a coordenação da unidade, os pacientes com consultas marcadas para estes dias foram comunicados e reagendados para outras datas.

O Módulo de Saúde do Rossin vai dar suporte para pacientes que mesmo assim procurarem a unidade. O CS Valença também vai estar de sobreaviso para eventuais necessidades.

Investimento. Para reformar e ampliar o CS do Jardim Florence, a Prefeitura está investindo R$ 684 mil. A unidade é responsável por uma população constituída por 35 mil moradores de 12 bairros, cinco núcleos e duas da região noroeste de Campinas.

A reforma vai possibilitar a ampliação e melhoria da qualidade do atendimento – são pelo menos 200 por dia -, além de proporcionar melhores condições de trabalho para as cinco equipes de saúde compostas cada uma por três médicos, uma enfermeira, quatro auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.

A reforma, iniciada em maio de 2007, foi dividida em duas etapas. A primeira, já concluída, que é a parte ampliada para onde a equipe está de mudança, incluiu construção da farmácia e almoxarifado; sala de vacinas; duas salas de reunião; quatro consultórios; dois consultórios de ginecologia e obstetrícia, com banheiro; sala para os agentes comunitários de saúde; sala de reunião para saúde mental e odontologia - com pias para trabalhar com escovação, dois banheiros para pacientes, quatro consultórios odontológicos para especialidades, para pacientes especiais, diagnóstico, periodontia (tratamento de gengivas) e endodontia (tratamento de canal) -; sala de espera ampla com televisão; e sala de descanso para funcionários.

A segunda etapa da reforma, que será iniciada já na próxima semana, inclui adequação das salas de observação (com dois leitos), urgência, procedimentos e outras cinco salas para atendimento da enfermagem com acolhimento. Ampliação da recepção – que ganhou sala de arquivo - e das duas salas de ginecologistas. As duas salas de odontologia também vão ser adequadas - no total, a unidade contará com 11 cadeiras odontológicas.

A reforma ainda inclui sala de expurgo e esterilização, sanitários para funcionários, três consultórios e uma sala de ultrassonografia. Também será feita ampliação da cozinha e reorganizada a parte de estacionamento.

A unidade está sendo ampliada de 700 metros para 1,1 mil metros quadrados. A previsão é que as obras estejam concluídas em maio.