CS Boa Vista promove campanha de prevenção à aids no Carnaval

01/02/2008

Autor: Da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde

O Centro de Saúde (CS) da Vila Boa Vista, na região norte de Campinas, desenvolve uma programação especial nesta sexta-feira que antecede o Carnaval para incentivar o uso de preservativos como prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aids (DSTs/Aids) e estimular as pessoas a fazerem o teste de HIV/DSTs.

Das 9h às 12h, haverá palestras sobre DSTs e aids, coletas de exames para HIV, sífilis, hepatites e papanicolau. No período da tarde, das 14h às 19h, será realizado um baile de Carnaval com grupos de usuários do serviço no Centro de Convivência da Vila Boa Vista, localizado à rua das Castanheiras, número 47. A entrada é gratuita para toda a população.

“Nossa intenção é aproveitar este período para chamar atenção para a prevenção à aids entre as pessoas que já freqüentam o Centro de Saúde e estimular outras que não estão vindo à unidade para que venham e estabeleçam um vínculo com a unidade”, disse a enfermeira sanitarista Ivanei Felix Pereira, coordenadora do Centro de Saúde da Vila Boa Vista.

Segundo ela, o slogan deste conjunto de ações é: “Neste Carnaval, só não brinque com sua vida”. Durante toda a sexta-feira, o Centro de Saúde vai distribuir máscaras, preservativos e material educativo/informativo; realizar exposição de fotos de ações e eventos promovidos pela unidade e de cartazes sobre DST/aids produzidos pelo Ministério da Saúde e demais parceiros do SUS.

O incentivo ao uso do preservativo e ao diagnóstico do precoce do HIV é uma promoção das campanhas “Vista-se, use sempre camisinha” e “Fique Sabendo”. Trata-se de campanhas nacionais desenvolvidas a partir do Programa Nacional de DST/Aids. Preservativos, o teste e o tratamento de aids, se necessário, são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

As ações do CS Boa Vista têm apoio e matriciamento do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas. A unidade fica na ruas das Acácias, sem número. O telefone é (19) 3245 – 2662. O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 19h. As distribuição de camisinhas e o teste de HIV e outras DSTs são gratuitos. O resultado do teste é sigiloso e só quem faz o exame fica sabendo o resultado.