Saúde garante mais recursos e serviços E solicitações ao serviço 156 despencam

07/02/2008

Autor: Denize Assis

A garantia de mais recursos e serviços na rede pública municipal de Saúde de Campinas reduziu as solicitações relativas à Secretaria de Saúde ao serviço 156 da Prefeitura em 2007 em relação ao ano de 2006. O 156 é um sistema de informação e solicitação de serviços públicos da Prefeitura de Campinas, um canal de comunicação entre o poder público municipal e a população e, conseqüentemente, entre Secretaria de Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados, divulgados na última sexta-feira, dia 1 de fevereiro, pelo próprio 156, apontaram quedas em relação às reclamações por falta de medicamentos, de profissionais de saúde, de vagas de consulta e também por mau atendimento na recepção e dos funcionários em geral.

A redução mais expressiva, de 48%, foi em relação à falta de medicamentos. Foram 387 chamados em 2007, contra 749 em 2006. “Implantamos a Dispensação Individualizada de Medicamentos, o DIM. Trata-se de um sistema informatizado com capacidade de gerenciar a distribuição em toda rede pública municipal de saúde onde são dispensadas, em média, 20 mil receitas por dia”, diz o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

Além disso, segundo o secretário, foram inseridos auxiliares de farmácia nas equipes dos Centros de Saúde. Estes profissionais possuem formação específica na área para, sob supervisão do farmacêutico e com apoio dos Distritos de Saúde, realizar orientação adequada aos pacientes sobre a maneira correta de utilizar os medicamentos. A Secretaria de Saúde investe aproximadamente R$ 1 milhão por mês na aquisição de medicamentos.

As queixas por mau atendimento na recepção reduziram 30%. De 288 em 2006 para 202 no ano passado. A queda é resultado da implantação da recepção ativa. A Secretaria contratou 170 recepcionistas para atuarem nas unidades. Estes novos profissionais foram capacitados para a função, o que resultou numa nova lógica de organização do processo de trabalho e fez grande diferença para o usuário.

As reclamações por falta de vagas para consultas e de profissionais da saúde caíram 25% (de 541 para 405) e 23% (de 769 para 590), respectivamente. Segundo o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, foram contratados 290 médicos em 2007. A Secretaria também promoveu no final do ano processo seletivo para enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia e de farmácia e motoristas de ambulância.

Estes profissionais já estão em processo de contratação e, a partir de março, vão reforçar o quadro de recursos humanos das unidades básicas e de referência, Prontos-Socorros, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Hospital Municipal Mário Gatti.

“Além disso, também investimos na formação e qualificação das equipes; ampliamos a assistência diagnóstica, a oferta de exames de alta complexidade, o Serviço de Atendimento e Internação Domiciliar e os equipamentos de urgência e emergência; e avançamos muito na questão da melhoria da infra-estrutura da rede. Nosso objetivo principal é garantir maior acesso, com qualidade e fortalecer o Sistema Único de Saúde de Campinas”, diz José Francisco Saraiva.

O Secretário informa que mais de 300 mil pessoas passam todo mês pela rede pública municipal de Saúde de Campinas, o que gera mais de 800 mil procedimentos.

No total, em 2007, o serviço 156 da Prefeitura de Campinas recebeu 535.388 chamados. Destes, 57.168 foram relativos à Secretaria de Saúde, que está em segundo lugar entre as pastas mais acionadas pelo 156. Em primeiro vem a Secretaria de Infra-estrutura.