Programa DST/Aids faz balanço positivo da campanha de prevenção no Carnaval

08/02/2008

Autor: Eli Fernandes

Distribuição de camisinhas e preservativos, entre sexta (1/2/2208) foi realizada no Sambódromo, Centro, Joaquim Egídio, Sousas e Barão Geraldo

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas realizou intensa campanha de incentivo à prevenção à transmissão do HIV, à aids, outras DSTs e ainda a uma gravidez indesejada, com a distribuição de camisinhas (preservativo masculino) e material informativo para estimular o diagnóstico precoce do HIV/aids e DSTs.

No sambódromo de Campinas, na sexta-feira foram distribuídas cerca de 80 mil camisinhas, no sábado cerca de 100 mil, no domingo, aproximadamente 30 mil e na segunda e na terça-feira, por volta de 80 camisinhas a cada dia. Em pelo menos 22 eventos do período de pré-Carnaval organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, cerca de 70 mil camisinhas foram distribuídas à população, em ensaios de escolas de samba, desfiles de blocos e bandas, e shows, em diversos pontos da cidade, foram distribuídos pelo menos 70 mil preservativos, desde o início de janeiro.

Além disso, outra quantidade de preservativos foi distribuída em eventos realizados em outros pontos da cidade, como Centro e distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio. Um total de 500 mil preservativos foi colocado à disposição para o trabalho de incentivo à prevenção no Carnaval É Natureza 2008. A distribuição gratuita de preservativos através do Sistema Único de Saúde (SUS) é realizada durante o ano todo nos Centros de Saúde, Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas (Rua Regente Feijó, 637, Centro) e outras unidades do SUS-Campinas.

"Eu achei muito legal, muito importante fazer isso, pois não é toda a população que tem o costume que eu achava que tinha sobre como e porque usar o preservativo. Por isso acho que essas campanhas são fundamentais. Principalmente entre os adolescentes. Entre os adultos e principalmente entre as famílias que vieram juntas ao sambódromo eu considero que a aceitação da camisinha é bem melhor", disse auxiliar de enfermagem Margarete da Conceição Marçal Fidelis, que trabalha no Centro de Saúde da Vila Rica, à região do Distrito de Saúde Sul.

Margarete trabalhou no Sambódromo de Campinas em todos os dias de Carnaval. Ela disse que pretende aprimorar o trabalho de sua unidade de saúde com a experiência adquirida no Carnaval. "Chegando lá eu vou dizer que é legal estar trabalhando em uma grande campanha, mas também seria legal se a gente dos Centros de Saúde fizesse mais isso nos bairros, ou seja, reunir os grupos nos bairros, seja no Centro de Saúde ou em outros locais, chamar os adolescentes, jovens, adultos, terceira idade, enfim, para levar informação e insumos de prevenção para essas pessoas", disse a auxiliar de enfermagem.

"Acho importante incentivar a prevenção no Carnaval. A gente está falando com as pessoas onde elas estão, o que também é muito importante. Pretendo levar essa idéia ao meu Centro de Saúde", disse a enfermeira Maria Regina de Freitas, que atua no Centro de Saúde do DIC 1, à região do Distrito de Saúde Sudoeste. "Eu já fiz vários cursos, gosto de trabalhar nesta área, fiz aconselhamento em DST. Já participei algumas vezes de campanhas no dia 1º de Dezembro, que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Estou gostando do trabalho do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, considero muito interessante. Essa mensagem passada aqui, de incentivo à prevenção, não será esquecida tão cedo", disse.

A estudante A.S.H., de 11 anos, aprovou a organização do Carnaval pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer e o trabalho que viu ser realizado pela equipe da Secretaria de Saúde para prevenção às DST/aids. "É bom para os adolescentes aprenderem a se prevenir e não fazerem nenhuma besteira. É bom para todos. Todo mundo gosta", disse a adolescente, que veio ao local com a família e deixou o sambódromo por volta de 21h. "As pessoas estão aprendendo melhor a lidar com essas coisas", afirmou.

Outras pessoas que compareceram ao Sambódromo destacaram a importância do trabalho de incentivo à prevenção. O escriturário Márcio Aparecido de Toledo, de 29 anos, morador da Vila Industrial chegava ao Sambódromo por volta de 21h30 quando recebeu, logo na entrada do local, dois preservativos e uma leque da campanha nacional "Vista-se! Use sempre camisinha" e nele o telefone do "Coas"/CTA (Centro de Testagem e Acolhimento). "Eu que fazer esse trabalho é uma boa. A prevenção deve ser incentivada, pois é uma atitude de cada um. Eu diria à população que, se for fazer sexo, tem que se prevenir", disse.

Sua namorada, a estudante Eliamara Cristina da Silva, de 27 anos, que chegou com ele ao local, compartilha da mesma opinião. "Quando as pessoas recebem dois preservativos aqui no Carnaval, elas lembram-se que precisam usar camisinhas o ano todo. É respeito e responsabilidade com o próprio corpo, com a própria vida e também com a vida do parceiro", disse.

Também foi esta a conclusão da dona de casa Márcia Regina da Cunha, moradora do DIC (Distrito Industrial de Campinas) 4. "Estou achando que essa campanha é uma coisa muito boa, pois ajuda na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e de uma gravidez indesejada também. As pessoas, vendo as camisinhas e recebendo-as aqui, das mãos de profissionais de saúde, perdem o medo, a vergonha de usá-las", afirmou. Ela veio acompanhada da família e disse que o assunto seria abordado em casa. "Espero que todas as pessoas que receberam as camisinhas façam um bom uso delas", disse.

Para o motorista Ismael Cunha, as camisinhas devem ser utilizada durante o ano todo e também no Carnaval. Ela considera muito importante o trabalho realizado através da Prefeitura. "Minha mensagem, principalmente aos adultos é que usem as camisinhas e passem a incentivar as pessoas mais novas para ficarem cientes disso, para que divirtam-se, tenham prazer com respeito e responsabilidade".

O Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto, afirmou estar feliz com os resultados do trabalho de incentivo à prevenção. "É um trabalho imprescindível e alegra-nos muito o fato de Campinas ser a cidade que mais trabalha esta questão, a cidade que mais se destaca no controle da epidemia de aids, que acaba atingindo muitas pessoas em todo o mundo devido à falta de informação e de acesso aos métodos e insumos de prevenção hoje disponíveis", afirmou.

"Considero este trabalho imprescindível, em qualquer momento, não só no momento de grande concentração de pessoas, mas o tempo todo. E aproveito para parabenizar o Programa DST/Aids de Campinas por essa iniciativa tão importante, de conhecimento, de prevenção, levando informação para todos. É por isso que Campinas ocupa este lugar tão importante de destaque no controle desta epidemia", completou.

Para o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), que é médico, o trabalho de incentivo à prevenção ao HIV/aids, outras DSTs e ainda à gravidez indesejada, é muito importante e é representa uma conquista da população junto ao Sistema Único de Saúde. "É muito importante que as pessoas utilizem do lazer, da felicidade, da alegria do Carnaval, das festas, mas não esqueçam nunca da camisinha, das medidas preventivas que são fundamentais para salvar vidas", disse.

Volta ao índice de notícias