Dengue: Ações de combate ocorrem neste sábado nos Jardins Fernanda e Campo Belo, Vila Vitória e Vida Nova

18/02/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove neste sábado, dia 16 de janeiro, das 8h às 12h, ações de combate e prevenção à dengue nos bairros Jardim Fernanda e Jardim Campo Belo, região sul, e na Vila Vitória e no Vida Nova, região sudoeste da cidade.

Duas equipes, de 20 homens cada, vão atuar nestes dois locais. Serão promovidas visitas de casa em casa para ações de educação em saúde e informação, busca ativa de moradores com sinais suspeitos da doença, aplicação de larvicidas biológico e químico em criadouros não removíveis e verificação de calhas e caixas d’água.

Os trabalhos deste amanhã integram o plano de intensificação da ofensiva contra o Aedes aegypti, implementado desde janeiro em Campinas quando a Secretaria de Saúde reforçou as equipes de campo com mais 30 ajudantes de controle ambiental.

O plano atua com a diretriz de tolerância zero para qualquer caso de dengue. Na prática, isto significa que, em cada ocorrência, são desencadeadas busca ativa com retirada de criadouros do mosquito, uso de larvicidas biológico e químico em recipientes não removíveis e vistoria em caixas d’água e calhas.

A estratégia também incorpora atividades como nebulização, promovida pela Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e intensificação dos trabalhos em pontos de alto risco – borracharias, ferros-velhos e outros estabelecimentos que, pela natureza de sua atividade, podem favorecer a proliferação do mosquito da dengue.

Até o momento, as atividades já foram deflagradas em áreas do Balão do Laranja, Parque Itajaí e Jardim Florence (região noroeste); Jardim São José, Paranapanema, Esmeraldina, Faria Lima, São Vicente e Santa Odila (sul); Dic I, União dos Bairros e Santo Antônio (sudoeste); Centro e Costa e Silva (leste); São Marcos e CDHU-E (norte). Estas são áreas onde têm sido registrados casos da doença nas últimas semanas.

O papel de cada um. O Secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva afirma que, além da prefeitura, que promove a limpeza urbana, mobiliza equipes de saúde, agentes comunitários e escolas, a população tem que ter consciência da importância da adoção de medidas para o controle do mosquito da dengue, como destinar adequadamente os resíduos e não deixar água acumulada em pneus e outros objetos que podem servir como criadouro para o Aedes aegypti.

“O controle da dengue em Campinas é prioridade. A Prefeitura tem atuado com ações intersetoriais integradas num trabalho amplo de permanente vigilância da doença. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém um constante aperfeiçoamento do programa de combate. No final de 2007, foi criado um grupo de combate às endemias e epidemias com o objetivo de implementar um trabalho de forma estratégica e com maior eficácia. No entanto, a comunidade precisa se unir ao poder público nesta luta e adotar cuidados para a destinação adequada do lixo e para evitar o acúmulo de água”, diz José Francisco Saraiva.

Situação da doença. Desde janeiro de 2008, foram confirmados 19 casos de dengue em Campinas. No mesmo período de 2007, foram 141. Durante todo ano passado, foram 6.742 confirmados laboratorialmente, entre os quais 21 casos de dengue hemorrágica e 66 de dengue com complicação. Duas pessoas morreram.