Graffiti é linguagem para prevenção à aids no centro de Campinas

22/02/2008

Autor: Eli Fernandes

Intervenções urbanas integram conjunto de ações do Projeto Fluxus: Informação - Arte – Saúde do Programa Municipal de DST e Aids

Quatro muros no centro da cidade serão produzidos por cinco coletivos de graffiti de Campinas com a temática da aids. Nesta edição do projeto, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008, às 20h, na Praça Bento Quirino, será realizado o lançamento de Fluxus Graffiti. A produção é do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Além dos artistas dos coletivos de graffiti que produzem os muros em dois finais de semana consecutivos, o lançamento contará com Alexandre Orion, designer, artista plástico formado em Artes Visuais. Ele trabalha com graffiti desde 1995 e fotógrafo desde 2001. Orion pesquisa a produção de imagens compostas em que associa as técnicas plásticas às fotográficas.

O projeto Fluxus Artes consiste em convidar artistas plásticos ou coletivos de arte, que tenham interação direta com a cidade de Campinas, para a realização de uma obra por artista, em local público e de grande circulação de pessoas para compreender locações dentro da área urbanizada da cidade.

Em sua palestra “Intervenções Artísticas no Espaço da Cidade”, nesta sexta, Orion falará sobre seus projetos Metabiótica e Arte Menos Poluição. Ele fará a apresentação de imagens de suas obras, de vídeos do processo de trabalho e discutirá com o público questões ligadas à criação artística no espaço urbano.

A cada 15 dias uma equipe do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas está na praça Bento Quirino, à disposição da população, para tirar dúvidas sobre DSTs e aids, uso correto da camisinha masculina e feminina, distribuição de material educativo e orientações sobre como acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas.

A aids é uma síndrome que pode ser evitada com o uso freqüente e adequado de camisinhas, distribuídas gratuitamente através do SUS. Em Campinas o teste de HIV e outras DSTs pode ser realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência do PMDST/Aids, localizado à rua Regente Feijó, 637, no Centro, aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. O telefone é (19) 3236 – 3711.

Outro local especializado no aconselhamento e teste de HIV e DSTs é o CTA/Ouro Verde, que funciona somente às segundas-feiras, das 13h às 17h, dentro do Hospital Ouro Verde, na Avenida Rui Rodrigues, 3434, próximo ao Terminal Ouro Verde de ônibus urbanos. O telefone do CTA/Ouro Verde é (19) 3226 – 7475.

Todos os Centros de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas também oferecem o teste de HIV e outras DSTs, através da campanha nacional “Fique Sabendo”. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 400 mil não sabem de sua condição sorológica.

O diagnóstico precoce é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa. Mães que vivem com HIV podem aumentar suas chances de terem filhos sem o vírus da aids, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério.

Como as camisinhas, o teste e o tratamento são gratuitos. Além disso, quem realiza o teste em um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) conta com apoio e orientação antes e depois do resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).

Agenda de ações nos muros:

Dias 23 e 24 de fevereiro:

. Avenida Moraes Salles, 500 - (estacionamento em frente ao antigo terminal de ônibus que foi desativado), a partir das 8h

. Edifício Campos Salles - Rua Senador Saraiva, 618, a partir das 8h

Dias 01 e 02 de março:

. Colégio Culto à Ciência – Rua Delfino Cintra s/n, (muro próximo ao Bar Furlan), a partir das 8h