Saúde promove semana de atividades para marcar Dia das LER-DORT

26/02/2008

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Internacional de Combate e Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos-Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER-DORT), em 29 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), promove a partir desta segunda-feira, dia 25, uma série de atividades para chamar a atenção da comunidade para a questão e divulgar a incidência destas doenças, sintomas, locais de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas e formas de prevenção.

As ações incluem sensibilização de estudantes da área da saúde para a questão; capacitação de formadores de operários de fábricas, como Senai e Senac; e palestras para a população em geral. (Veja programação abaixo).

As LER-DORT são as doenças relacionadas ao trabalho que aparecem com mais freqüência no mundo. Em Campinas, a situação não é diferente: do montante de patologias adquiridas no trabalho, as LER/DORT são responsáveis por 70% das notificações do CEREST, sendo estes os problemas de saúde de maior incidência entre os trabalhadores do município.

De acordo com a coordenação do CEREST/Campinas, diferente do que acontece nos outros meses do ano, o mês de fevereiro termina em um dia diferente a cada quatro anos, o que simboliza uma reação à repetitividade, uma das causas das LER/DORT.

“Por isso, o último dia deste mês foi escolhido como a data Internacional de Combate e Conscientização sobre estas doenças. A finalidade é chamar a atenção e sensibilizar a população a respeito deste problema que, muito mais do que se imagina, faz parte da vida do trabalhador”, diz a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares, coordenadora municipal de saúde do trabalhador de Campinas.

Segundo Andréa, o CEREST/Campinas, a cada ano, busca inovar nesta data com atividades com focos diferentes para atingir públicos diversos. “Em 2008, além da população em geral e profissionais de saúde, queremos atingir formadores de operários de fábricas. No ano passado, as ações foram mais focadas nas unidades de saúde”, afirma.

Sinais. Os sintomas iniciais das LER/DORT caracterizam-se por sensação de peso e cansaço, inchaço, formigamento, choque, falta de forças e diminuição de movimento. Num estágio mais avançado, a pessoa passa a ter dificuldades na realização de atividades cotidianas, como pentear os cabelos, escovar os dentes e até dormir, podendo evoluir para um quadro de depressão, muito comum em pacientes com doenças crônicas.

Em caso de suspeita de LER/DORT procure o Centro de Saúde mais próximo e, se houver dúvidas, procure o seu sindicato ou o CEREST. Histórico. O CEREST, equipamento da Secretaria de Saúde de Campinas mantido com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu em 1986. A unidade, além de prestar assistência, trabalha na promoção da saúde com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde.

Atualmente, o CRST integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e passou a ter oito municípios como área de abrangência oficial, o que constitui uma população de dois milhões de habitantes. Em 20 anos de atuação, o CEREST prestou assistência a 16 mil pessoas.

Programação:

Dia 25

8h30: Atividade no Senac

Menor Aprendiz

Público: 80 alunos

9H: Atividade na Unip/enfermagem

Público: 110 alunos

14H: Atividade no Senac

Programação Aprendizagem

Público: 80 alunos

Dia 26

8h: Atividade na PUC-Campinas

Público: 60 alunos

19h: Atividade no Ceprocamp

19h30: Atividade na Unip/enfermagem

Público: 110 alunos

Dia 27

8h: Atividade no Senai

Público: 120 alunos

Dia 28

14h: Atividade no Senac/Educação para o trabalho

Publico: 80 alunos

Dia 29

14h: Atividade na Unicamp

Público: 60 alunos

19h: Atividade no Sindicato dos Metalúrgicos

Palestra sobre LER-DORT

Público: população em geral

Volta ao índice de notícias