Seminário prepara equipes para Diagnosticar, tratar e prevenir doenças

29/02/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde, promove nesta sexta-feira, dia 29 de fevereiro, o III Seminário de Febres Hemorrágicas: Leptospirose, dengue e febre amarela. Voltado para médicos, enfermeiros e demais profissionais da rede básica de saúde, técnicos das Vigilâncias em Saúde (Visas) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o evento tem como objetivo preparar as equipes para o atendimento inicial ao paciente e o encaminhamento adequado dos casos.

O seminário acontece na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), em dois períodos, com início às 8h e às 13h30, com conteúdo diferentes para públicos diferentes, e será aberto pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

No período da manhã, o primeiro tema a ser discutido será a leptospirose, situação da doença em Campinas, aspectos epidemiológicos e aspectos clínicos, terapêuticos e laboratoriais. Os palestrantes serão a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal; o médico veterinário Antonio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ de Campinas; e o médico infectologista Rodrigo Angerami, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Em seguida, com início previsto para as 10h20, a médica veterinária Andréa Von Zuben, coordenadora municipal das ações de prevenção da dengue, vai falar sobre dengue: situação epidemiológica em Campinas. Após, o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Vigilância em Saúde Municipal, vai falar sobre diagnósticos diferenciais da leptospirose. Para encerrar a programação da manhã, o médico infectologista Rodrigo Angerami aborda a febre amarela: situação atual e repercussões no município de Campinas. As discussões serão finalizadas com debate.

À tarde, as atividades, previstas para iniciar às 13h30, incluem as palestras: Controle de Roedores: um problema de saúde pública; Biologia e comportamento dos roedores sinantrópicos; Identificação dos problemas causados por roedores; Situação encontrada no município de Campinas e caracterização da infestação predial; e Manejo integrado de roedores urbanos: controles mecânico, biológico e químico e o efeito bumerangue.

Os palestrantes serão os médicos veterinários Antonio Carlos Coelho Figueiredo e Andréa Von Zuben. A programação da tarde prevê ainda, após as palestras, debate e encerramento.

Segundo a enfermeira sanitarista Mena Vilela Gouveia, diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, o objetivo do seminário é atualizar as equipes para o diagnóstico, tratamento, prevenção e controle das doenças de maior incidência na época de calor e chuvas.