Secretaria de Saúde monta esquema especial para atender vítimas de acidente na Anhanguera

06/02/2009

Autor: Denize Assis, Cláudia Xavier e Bruno Sgambato

A Secretaria de Saúde de Campinas montou um esquema especial de atendimento a catástrofes para agilizar a assistência às vítimas do acidente ocorrido por volta das 9h30 desta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no quilômetro 101 da rodovia Anhanguera, em frente ao Parque Via Norte.

O Samu/192 montou um posto avançado no local da ocorrência e todas as unidades de urgência e emergência da cidade foram disponibilizadas para receber as vítimas. A regulação das vítimas ocorreu conforme a gravidade dos casos.

O Samu mobilizou 21 profissionais em seis viaturas básicas, duas UTIs, além das equipes de encaminhamento, de comando e da Central de Regulação. Somente estas equipes realizaram 11 atendimentos. Além disso, o esquema envolveu a Autoban e o Corpo de Bombeiros.

Nas unidades de urgência e emergência da Secretaria de Saúde foram atendidos 24 pacientes. Um deles, uma mulher adulta, em estado grave, no Hospital Municipal Mário Gatti. Ela sofreu esmagamento do braço e teve o couro cabeludo arrancado. Encontra-se no Centro Cirúrgico do Hospital e seu estado é considerado grave.

O Complexo Hospitalar Ouro Verde, região sudoeste, atendeu duas mulheres adultas e uma criança, que estão em observação.

O Pronto-Socorro (PS) São José, na região Sul, atendeu a dois adultos que foram vítimas leves e uma criança que sofreu fratura no braço e foi transferida para o Hospital Mário Gatti.

O Pronto-Socorro Anchieta, região norte, recebeu quatro adultos e um bebê de dois meses, todos vítimas leves e que permanecem em estado de observação.

No Pronto-Socorro Centro estão em observação sete pessoas adultas, três mulheres e quatro homens, todas vítimas com ferimentos leves, sendo que entre elas tem uma suspeita de lesão cervical.

Volta ao índice de notícias