Região do Jardim São José e Carvalho de Moura recebe megaoperação contra a dengue neste sábado

06/02/2009

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, dia 7 de fevereiro, a partir das 8h, uma megaoperação de combate a dengue na região sul do município nos bairros na abrangência dos Centros de Saúde São José e Carvalho de Moura – Jardim São José, Parque Oziel, Monte Cristo, Nova América, Nova Mercedes, Carvalho de Moura, Gleba B e outros. Estas comunidades são consideradas como locais de risco para a transmissão da doença.

A ação, uma iniciativa do Conselho Local de Saúde do São José coordenada pela Vigilância em Saúde Sul, inclui mutirão de limpeza com mobilização social e deve atingir uma população estimada em 60 mil moradores. Mais de 150 pessoas entre profissionais de saúde e voluntários da comunidade estarão envolvidos nos trabalhos.

A megaoperação também conta com os esforços das Secretarias Municipais de Assistência Social, Infra-estrutura, Cultura, Esportes, Habitação, além da AR-6, Sanasa e da CPFL.

“O objetivo principal é a mobilização contra a doença”, afirma o supervisor geral de dengue, Daniel Dela Libera Rodrigues, da Visa Sul.

Segundo Daniel, o período de chuvas é a época em que o mosquito da dengue mais se reproduz e pode fazer vítimas, portanto é necessário um cuidado especial e diário. “Não deixe acumular água em vasos e garrafas ou pneus, cuide bem da sua casa. Do seu quintal e da sua rua, fale com seus familiares e vizinhos e alerte as autoridades ao encontrar lixo acumulado ou locais que possam servir de criadouros. Procure informar-se porque a informação é uma arma importante contra a doença”, diz o supervisor.

Segundo ele, os principais criadouros nesta região são os materiais inservíveis – aqueles que as pessoas juntam no quintal para vender, como garrafas -, além das caixas d’água e pneus.

De acordo com o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, o Governo Municipal tem cumprido seu papel e a Secretaria de Saúde tem tomado uma série de providências no combate à doença.

“As equipes que atuam em planos de enfrentamento da dengue estão todos os dias nas ruas em todas as regiões da cidade. Intensificamos as ações, contratamos mais agentes e aumentamos a mobilização. Além disso, capacitamos profissionais para o diagnóstico rápido e o atendimento correto às pessoas. Também contamos com o apoio importante de todas as esferas de governo”, diz.

Mas, afirma o secretário, é preciso também a participação de toda comunidade, de cada cidadão. “A dengue é doença grave e pode matar”, informa.

Entre as atividades previstas para este sábado constam caminhadas, sessões de ginástica chinesa lian gong, apresentações de teatro e números musicais, desfile de escola de samba, café comunitário, oficinas de artesanato e dança, carreata, palestras, barracas educativas entre outras atividades.

Durante todo dia, um caminhão vai passar pelos bairros para recolher criadouros que os moradores devem retirar. Pessoas com sintomas, vão ser orientadas a procurar os centros de saúde. “Ninguém deve tomar remédios por conta própria, pois a automedicação representa risco para a saúde”, afirma o médico Antônio Ângelo Corte, coordenador do CS São José e um dos idealizadores da ação.