Megaoperação contra a dengue tem saldo positivo

11/02/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Região Sul de Campinas recebeu no último sábado, dia 7 de fevereiro, uma megaoperação contra a dengue. As ações contaram com a participação de mais de 150 profissionais da área da saúde e da comunidade dos bairros envolvidos, como Jardim São José, Parque Oziel, Monte Cristo, Nova América, Nova Mercedes, Carvalho de Moura, Gleba B e outros.

Os trabalhos incluiram mutirão de limpeza com mobilização social e atingiram uma população estimada em 60 mil moradores. A megaoperação ganhou reforço do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que durante sua visita, na sexta-feira, 6 de fevereiro, ressaltou a importância da participação da população nessa luta contra a dengue.

De acordo com o supervisor geral da Visa Sul, Daniel Dela Libera Rodrigues, o objetivo principal foi a mobilização contra a doença, uma vez que essas comunidades são consideradas locais de risco para a transmissão da doença. Segundo ele, os principais criadouros nesta região são os materiais que as pessoas juntam no quintal para vender, como garrafas, além das caixas d’água e pneus.

“Nós trabalhamos com ações específicas em cada área dos Centros de Saúde. Seis caminhões fizeram a limpeza nos córregos, recolhendo cerca de 10 toneladas líquidas de criadouros e materiais inservíveis”, afirmou. Essa operação, denominada como Cata-Bagulho, contou com a participação da população e da Tecno Light, da CPFL. Ainda segundo o supervisor da Visa Sul, o bairro Nova América foi um dos mais trabalhados durante a ação.

Iniciativa

A megaoperação surgiu como iniciativa do Conselho Local de Saúde do São José e foi coordenada pela Vigilância em Saúde Sul com a participação das Secretarias Municipais de Saúde Assistência Social, Infra-estrutura, Cultura, Esportes, Habitação, além da AR-6, Sanasa e da CPFL.

Diversas atividades sócioeducativas foram realizadas entre caminhadas, sessões de ginástica chinesa Lian Gong, apresentações de teatro e números musicais, desfile de escola de samba, café comunitário, oficinas de artesanato e dança, carreata, palestras, barracas educativas entre outras atividades.

Para o médico Antônio Ângelo Corte, coordenador do CS São José e um dos idealizadores da ação, a megaoperação foi bastante positiva. “Passamos todas as orientações necessárias para as pessoas participarem ativamente nesse combate contra a dengue. A colaboração de todos é fundamental para lutarmos contra ela”, concluiu o médico.

Volta ao índice de notícias