Programa Iluminar Campinas é referência nacional em debate televisivo

12/02/2009

Autor: Bruno Sgambato

O programa Iluminar Campinas - Rede de cuidados às vítimas de violência sexual – foi escolhido como referência nacional para um debate sobre violência sexual no Brasil a ser exibido nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, às 13h, no programa Sala de Convidados, do Canal Saúde Fiocruz.

O Iluminar foi implantado em 2001, através de um financiamento do Ministério da Saúde, sendo executada pelas secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, sociedade civil organizada, UNICAMP, PUCC e UNIP, é hoje responsável pelas ações de cuidados às vítimas de violência sexual, incorporando conceitos fundamentais como: A violência sexual é uma questão de saúde pública, existe urgência no cuidado que deve devolver capacidade de resiliência às vítimas e evitar a revitimização das mesmas.

O Iluminar é uma grande rede de serviços e incorpora a cada dia mais e mais redes indiretas de cuidados, incluindo os cidadãos e cidadãs que conhecem os procedimentos através da mídia, dos conselheiros municipais e de militantes das diversas áreas que atuam como rede indireta. Dentro da filosofia do programa todos realizam sua função na execução das ações de cuidado.

A maior conquista do programa é o aumento do nº de acolhimento das vítimas que atingiu cerca 700 em 2008 , realizando assim os procedimentos de prevenção à gravidez decorrente do estupro, as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS e hepatite B e orientando as vítimas para a realização dos procedimentos legais como o boletim de ocorrência e o exame de corpo de delito.

Outro grande avanço conquistado pelo Iluminar é a redução do tempo para o acolhimento das vítimas que em 2001, 80% das vítimas chegavam após 72 horas, impossibilitando os procedimentos de prevenção e atualmente 90% das vítimas chegam antes de 12 horas.

O Iluminar dispõe também do SISNOV - um sistema online de notificação compulsória dos casos que disponibiliza os dados para que políticas públicas sejam desenvolvidas com competência.

Visita do Canal Saúde Fiocruz

O debate será realizado pelo canal saúde e tem como enfoque as mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Para a gravação do programa, a equipe de produção visitou na Unicamp, o Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher (CAISM), o Pronto Socorro Infantil do HC, o Sistema de Notificação de Violência da Secretaria de Saúde (SISNOV), A Coordenadoria da mulher e a Taba, ONG que acolhe adolescentes autores de violência sexual. A gravação acompanhou todo os procedimentos feitos durante o atendimento desses casos.

Representantes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAMO), do Programa de Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em situação de risco (ESSCA/Rua) e do Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Criança e Adolescente acompanharam a visita da produção à Unicamp.

A filmagem teve a duração de dois dias e, durante esse período, diversos profissionais da área da saúde, assistência social, foram entrevistados para ampliar e enriquecer o debate.

A população poderá participar do debate pela internet que será exibido no site www.canalsaude.fiocruz.br