Prefeitura recolhe pneus abandonados na região Sul nesta quinta-feira

13/02/2009

Autor: Bruno Sgambato

Cerca de 50 pneus foram recolhidos na tarde desta quinta-feira, 12, na área do Centro de Saúde Esmeraldina. A ação aconteceu graças a uma denúncia feita por um morador do bairro a uma agente de saúde do Centro de Saúde Esmeraldina da Visa Sul, que enviou uma equipe para fazer a remoção dos pneus abandonados na linha do trem.

De acordo com Rafael Machuca, supervisor de controle ambiental da região Sul, é difícil saber como esses pneus foram parar lá, mas como já apresentavam acúmulo de água e larvas do mosquito da dengue, é bem provável que já estejam no local há uma semana. "Não acreditamos que os pneus tenham sido descartados por alguém do bairro, mesmo porque as borracharias existentes no Esmeraldina são pequenas para a quantidade de pneus encontrados no local", explicou. Machuca disse ainda que essa área do bairro é bastante usada para descarte de materiais, como pneus, sofás e restos de materiais de construção.

O supervisor da Visa Sul, Daniel Dela Libera Rodrigues, alerta para o perigo. "Pneus velhos são um dos locais preferidos do mosquito Aedes Aegypti, então todo o cuidado é pouco", afirmou.

Apesar da região não ter nenhum caso de dengue confirmado – apenas três casos suspeitos – situações como essa, principalmente nessa época do ano, podem oferecer maiores riscos à população.

Riscos

Nessa época do ano, com a incidência de chuvas e dias quentes, o perigo de uma epidemia é muito maior. Baseada nisso, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha expressivamente no combate e controle da dengue com diversas ações na cidade em parceria com a Vigilância em Saúde.

Toda a semana equipes da Visa das cinco regiões percorrem as borracharias dos bairros para recolher os pneus velhos. Todas as borracharias cadastradas recebem a visita das equipes que encaminham os pneus para o Departamento de Limpezas Urbanas (DLU).