Saúde orienta mulheres sobre mamografia

16/02/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira, 16, um encontro dedicado às mulheres sobre autoexame de mamas. Essa ação foi elaborada pelo Núcleo de Saúde Coletiva em comemoração ao Dia da Mamografia, realizado no dia 5 de fevereiro.

O encontro será realizado no Centro de Saúde Santa Odila, a partir das 10 horas, e será aberto às mulheres de toda a comunidade, visando orientar as participantes sobre a doença. Todas as mulheres serão acompanhadas pela ginecologista Juliana Dalben e, com o auxílio de um vídeo, receberão orientações de como realizar o autoexame.

Em seguida, todas passarão por uma avaliação individual sob os cuidados da ginecologista e das enfermeiras Heloísa e Teresa. Se necessário, será solicitado exame de mamografia ou ultrasom mediante o protocolo da saúde da mulher.

Dados

O câncer de mama é uma doença temida pelas mulheres de todo o mundo. Só em Campinas, de acordo com pesquisas feitas pelo Projeto Monitorização dos Óbitos no município de Campinas, o índice de mortalidade de casos da doença é de 16,7%. A pesquisa foi feita entre os anos de 2005 e 2007 e o índice é considerado alto dentro das neoplastias.

Ações como estas são fundamentais para a identificação dos sintomas logo no início da doença, facilitando o tratamento e a cura.

Volta ao índice de notícias