Aids: 500 mil preservativos serão distribuídos

16/02/2009

Autor: Cláudia Xavier

Uma média de 500 mil preservativos devem ser distribuídos na Avenida Magalhães Teixeira, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, durante os desfiles e atividades do carnaval 2009 "Construindo alegria – Homenageando Ramos de Azevedo". A distribuição será feita por cerca de 100 profissionais do Programa Municipal de DST/Aids e da Rede SUS (Sistema Único de Saúde) Campinas.

Para dar maior visibilidade sobre a necessidade de ampliar a prevenção para combater a Aids, um grupo especial formado por funcionários e parceiros do Programa Municipal, chamado de Bloco Samba, Suor e Saúde...Só com Camisinha, desfilará na avenida no dia 20, sexta-feira, junto com o Bloco da Inclusão da Emdec, levando mensagens de prevenção e solidariedade.

De acordo com a coordenadora adjunta do Programa Municipal de DST/Aids, Cláudia Barros Bernardi, devido aos dados epidemiológicos de aumento da velocidade de crescimento da epidemia de Aids entre pessoas com mais de 50 anos, haverá ações específicas para esta faixa etária, com divulgação do "Clube do Enta", de estímulo ao uso de preservativos entre estes.

"Em função dessa nova realidade, estamos atuando também em locais em que há grande concentração de pessoas na faixa da terceira idade", disse Cláudia. Além da programação no sambódromo, profissionais do órgão estarão presentes no dia 21 de fevereiro também no desfile do Bloco Tomá na Banda, no Centro de Convivência Cultural, das 16h às 19h30, com distribuição de preservativos e realização de Diagnóstico Rápido para HIV.

Segundo Cláudia Barros, toda a ação do Programa está calcada nas diretrizes do Ministério da Saúde para a Aids. "Estamos trabalhando principalmente com a distribuição de preservativos, a informação e o estímulo à testagem para o HIV, inclusive através da tecnologia do diagnóstico rápido, em que o resultado sai em até 15 minutos", afirmou.

Entre os eventos pré-carnavalescos em que o Programa Municipal de DST/Aids atuou este ano com distribuição de preservativos e diagnóstico rápido de HIV estão os bailes de salão da Vila Teixeira, nos dias 13 e 15 de fevereiro, e o pré-carnaval na Estação Cultura, no dia 14. Houve também ampla distribuição de preservativos durante o desfile da City

Banda, no Cambuí, e do Bloco Candinho, em Sousas, no dia 14 deste mês; assim como na apresentação do Bloco Nação Bantus de Savuru, no bairro Padre Anchieta, e Blocos de Barão Geraldo, no distrito homônimo, no dia 15 de fevereiro.

Cada um dos pré-carnavais contou com o trabalho de cerca de 20 profissionais e a distribuição de 6 mil a 10 mil preservativos por evento. De acordo com Cláudia Barros, as ações preventivas não devem se concentrar apenas no Carnaval e qualquer pessoa, o ano todo, pode realizar o teste de HIV em todos os Centros de Saúde municipais e também no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na rua Regente Feijó, 637 ou no CTA Ouro Verde, que fica no Complexo Hospitalar Ouro Verde, na avenida Rui Rodrigues, 3434.