Campinas comemora Dia Estadual do Idoso nesta sexta-feira

27/02/2009

Autor: Cláudia Xavier

Neste dia 27 de fevereiro (sexta-feira), data em que se comemora o Dia Estadual do Idoso, uma série de atividades nas unidades pertencentes aos cinco Distritos de Saúde de Campinas lembram ao público alvo a importância das atividades físicas, da alimentação balanceada, do lazer, da convivência com amigos e dos cuidados básicos com a saúde para a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com a coordenadora de Saúde do Adulto e do Idoso, Jane Emídio Dias, os eventos programados para esta sexta-feira já fazem parte da rotina das unidades, mas a divulgação deles é importante para dar visibilidade aos trabalhos.

"É uma boa oportunidade para sensibilizar e reforçar junto aos usuários a importância de ser assíduo aos encontros criando vínculo com a Unidade Básica de Saúde e, ao mesmo tempo, de mostrar aos que ainda não participam das nossas atividades toda a gama de opções para a promoção da qualidade de vida que oferecemos", diz Jane.

Para o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, Campinas tem vocação para os cuidados que resultam em exercício da cidadania porque é uma das cidades mais longevas do País. Segundo ele, no Município, que tem uma população de mais de 100 mil idosos, a expectativa média de vida é de 78 anos de idade entre as mulheres e aproximadamente 73 anos de vida entre os homens.

"Campinas é modelo em muitos projetos não só de promoção à saúde e prevenção de doenças, como assume a responsabilidade de oferecer suporte e acompanhamento jurídico, social e de cidadania à população na terceira idade", disse o secretário.

Confira abaixo a programação desta sexta-feira, 27 de fevereiro:

Distrito de Saúde Noroeste

CS Integração – 8h às 10h – Convívio, vivência reflexão sobre temas da 3ª idade.

CS Perseu – 13h – Lanche dançante com os idosos e às 16h – palestra sobre saúde do idoso com a Dra. Anita Neri (Unicamp) – Ambos os eventos acontecem na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

CS Valença – 8h às 9h – caminhada na praça, palestras de prevenção do câncer de pele, de próstata e de colo de útero, palestra sobre alimentação na 3ª idade, apresentação de vídeos sobre o tema.

CS Jd. Rossim – 9h – 1º encontro da 3ª idade com atividades físicas e palestra com dr. Manoel sobre qualidade de vida – distribuição de caderneta do idoso - no salão da igreja.

CS Jd. Lisa – 7h15 às 8h15 - caminhada na avenida, 8h30 – aconselhamento sobre dieta e sobre DST/Aids na 3ª idade, 10h – apresentação no CS do filme "Cocoon" – no CS.

CS Campina Grande – 8h – lanche comunitário e alongamento na casa amarela. Distribuição da caderneta do idoso e orientações sobre saúde, alimentação, bem estar e direito dos idosos.

CS Jd Ipaussurama – 10 às 12h – Bingo, caderneta do idoso, integração com as práticas alternativas existentes na unidade.

CS Satélite Íris – 10 às 12h e das 13h às 16h – triagem com usuários maiores de 60 anos para verificar nível de memória e risco para doenças de Alzaimer e lanche comunitário.

CS Itajaí – 14h às 18h – baile, palestra com dra. Estelle sobre hipertensão, diabetes e nutrição e com Dra. Ana Lúcia sobre prevenção das DST/Aids. No Pisão.

CS Pedro de Aquino – 7h às 10h – Palestra sobre qualidade de vida, aula de movimento vital expressivo, entrega caderneta do idoso, agendamento de CO e orientação e pedido de sorologia para HIV.

CS Florence – 8h às 17h – detecção e tratamento precoce de lesões bucais, de HIV, de câncer de colo de útero e próstata, de DM e HAS. No salão da igreja às 8h, 9h, 16h e 17h – Liang Gong e atividade física para 3ª idade.

Distrito de Saúde Norte

CS Cássio Raposo – Grupo de Liang Gong – encontro comemorativo na unidade.

CS Rosália – Apresentação dos grupos Liang Gong e Movimento Vital Expresso com café da manhã festivo na associação de moradores do bairro e à tarde sessão de cinema no Teatro de Tábuas da Vila Pe Anchieta.

CS São Marcos – Apresentação do coral da 3ª idade, trote solidário dos alunos da Unicamp, atividades orientadas com estudantes de fonoaudiologia e educação física.

CS Boa Vista – cartazes comemorativos, intensificação dos convites para participação dos grupos já existentes, exposição do grupo de artesanato, entrega de lembrancinha, baile no salão do centro de convivência com eleição da rainha do carnaval da 3ª idade.

CS Santa Mônica – Café da manhã festivo, testes e orientação para implementação de grupos.

CS Jd Eulina – Grupo e Lian Gong com orientações sobre cadastro hiperdia e implementação do grupo de idosos. Sessão de cinema com pipoca à tarde.

CS Village – Comemoração festiva na unidade.

CS Barão Geraldo – Apresentação de filme, divulgação de material educativo e festividade no grupo de Liang Gong.

CS Santa Bárbara – Mutirão de glicemia na recepção, orientação sobre direitos sociais, benefícios previdenciários, etc. Ações de prevenção de câncer de boca e orientações sobre cuidados com próteses. Atividade de Liang Gong na recepção.

CS Aurélia – Café da manhã na praça de esportes, seguido de Liang Gong. Durante todo o dia, DVD com temas relacionados à cidadania e direito do idoso. Discussão sobre saúde com enfermeira Mary e sobre direitos com assistente social. Sessão gratuita de cinema no Unimart.

Distrito de Saúde Leste

CS Centro – 8h às 9h – relaxamento, 9h às 10h, ginástica postural. Salão do sindicato.

CS Conceição – 7h às 8h – Liang Gong, 10h às 11h – Tai Chi Qi Gong. Igreja N. S. Conceição.

CS Taquaral – 7h30 – caminhada – portão 8 da Lagoa do Taquaral.

CS Vila 31 de Março – 9h – Liang Gong, 10h – café, 10h30 – roda de conversa, 11h30 – entrega de lembranças. Evento terá participação de alunos da Unicamp.

Distrito de Saúde Sul

CS Nova América – 9h às 15h - Barracas expositivas sobre prevenção contra dengue, prevenção e orientação sobre saúde bucal, planejamento familiar e prevenção das DSTs na 3ª idade, orientação sobre nutrição e atividades físicas. Aferição da pressão arterial e teste de glicemia para prevenir diabetes e hipertensão. Grupo de Liang Gong . O evento contará com a parceria dos alunos e calouros da Unicamp dos cursos Medicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Educação Física. Haverá também a participação de uma Nutricionista.

CS Santa Odila – 7h30 - Caminhada do CS até a Praça dos Artistas seguida por atividades físicas, verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Palestras sobre qualidade de vida. Parcerias da Nutrição e Enfermagem da Unip e Banco Alfa. Café comunitário na praça e entrega de brindes.

CS Carvalho de Moura – 8h – Liang Gong e Grupo Educativo na sala de espera do CS o dia todo.

CS São Domingos – 8h – Liang Gong na chácara do sr. Alicio (rua Justino Fernandes Serra, 383). No CS, o dia todo, exames de glicemia e verificação da pressão arterial.

CS Parque da Figueira – 8h – no Bosque dos Guarantãs, atividades de Liang Gong, ações educativas e confraternização dos presentes. Às 14h, no CS, oficina de artesanato, às 15h, terapia comunitária.

CS Vila Rica – 8h - Liang Gong, café da manhã e oficina lúdica.

CS Jd Paranapanema – 14h às 17h – baile no Portal das Artes.

Módulo de Saúde Oziel e Monte Cristo – 7h30 – caminhada, Liang Gong e café da manhã saudável.

Distrito de Saúde Sudoeste

CS DIC 3 – 17h – caminhada.

CS Itatinga – 8h – Liang Gong.

CS Aeroporto – 7h – caminhada.

CS São Cristóvão – 7h – caminhada.

CS Tancredão – 8h – caminhada.

CS Vila União – 8h – caminhada.

CS União de Bairros – 8h30 - caminhada.

Volta ao índice de notícias