Secretaria de Saúde faz balanço do Carnaval

27/02/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os cinco dias de Carnaval foram relativamente tranquilos no que se refere ao número de atendimentos. Enquanto grande parte da população brincava nas ruas, outra parte trabalhava para garantir a saúde das pessoas, como foi o caso dos profissionais da área de saúde do Samu, Pronto-Socorros, Pronto-Atendimentos e os Hospitais Municipais Ouro Verde e Dr. Mário Gatti.

Durante os cinco dias de festa os Pronto-Socorros prestaram mais de 3,5 mil atendimentos, enquanto os Pronto-Atendimentos atenderam mais de 3 mil ocorrências. O Pronto-Socorro do Hospital Ouro Verde prestou atendimento a 2.585 pessoas entre adultos e crianças. O Samu, que também esteve presente na festa de Carnaval promovida pela Prefeitura de Campinas, realizou em média 400 atendimentos por noite no período.

Dentre os atendimentos realizados destacam-se aqueles por excesso de consumo de álcool e casos de leves poli-traumas.

Segundo o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, a tranquilidade da festa só foi possível graças ao planejamento e estrutura oferecida pela organização do evento. "O Carnaval de Campinas tem se mostrado uma festa com uma participação maior da população, transformando-se num Carnaval metropolitano devido a presença de foliões das cidades de Jaguariúna, Monte Mor, Sumaré e Cosmópolis", disse. Para o secretário, a baixa complexidade dos casos atendidos se deve não só à estrutura da festa como também à participação da população que soube aproveitar com moderação.

Na saúde, toda uma estrutura foi montada para prestar serviço aos foliões. "Tivemos o Samu com toda uma estrutura montada na festa, a Vigilância Sanitária que realizou um trabalho de prevenção para garantir a saúde das pessoas e o pessoal do Programa DST/Aids que trabalhou de forma séria e intensa durante os cinco dias", explicou o secretário.