Conferência Municipal de Saúde Mental acontece no início de abril em Campinas

04/02/2010

Autor: Marco Aurélio Pereira Capitão

A comissão organizadora e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campinas definiram, em reunião realizada no início da semana, que a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de abril, em local ainda a ser definido. A comissão volta a se reunir na segunda-feira, dia 8, às 8h, na sala do CMS de Campinas, para agendar as datas e locais das pré-conferências distritais, além de estratégias de divulgação, falas de convidados, atividades artísticas no dia da Conferência e definição da programação.

A 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas terá como tema “A Integração da Saúde Mental na Saúde Coletiva” e como título “A Saúde Mental é de Todos”. Também foram definidos os três eixos básicos que nortearão os trabalhos: A Saúde Mental e a Integralidade da Atenção em Rede, Saúde Mental e Intersetorialidade e, por fim, Gestão, Processo de Trabalho e Controle Social.

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde, trabalhadores, usuários do sistema público de saúde, bem como familiares, gestores, representantes do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Centro de Educação dos Trabalhadores de Saúde (Cets) integram a comissão ampliada da Conferência que reúne-se quinzenalmente. Os oito integrantes da comissão organizadora, por sua vez, encontram-se semanalmente para tratar da Conferência.

O apoiador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, o psiquiatra Deivisson Vianna Dantas, explica que cada Distrito de Saúde deve realizar sua pré-conferência até o dia 14 de março. O resultado desses encontros comporá uma carta que será encaminha à comissão organizadora que, posteriormente, irá preparar um documento para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas. Também na pré-conferência serão eleitos os delegados de cada um dos distritos, com representantes de usuários, trabalhadores e gestores.

Segundo ressalta o médico psiquiatra, é importante que cada Distrito faça suas reivindicações e incentive a participação de todos nas pré-conferências. Deivisson lembra que a saúde mental conta com demandas específicas, que precisam ser discutidas dentro de um novo modelo, de acordo com as determinações sugeridas pelo Ministério da Saúde. “Daí a importância dessa conferência para a saúde mental no nosso município e para que haja avanços nas conquistas conseguidas até agora em Campinas”, afirma.

Conferência Nacional. No último dia 26 de janeiro, a Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, marcada para acontecer de 27 a 30 de junho, em Brasília, definiu que a Conferência Estadual acontecerá de 26 de abril a 23 de maio, em São Paulo e as municipais de 8 de março a 15 de abril.

Pedro Humberto Scavariello, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), reitera que a 2º Conferência Municipal de Saúde Mental, em Campinas, acontece num momento importante, uma vez que a melhoria da saúde mental é uma das principais bandeiras do SUS, a quem cabe, praticamente, a totalidade do tratamento psiquiátrico no Brasil. Pedro Humberto lembra que Campinas está no caminho certo e que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a importância da desospitalização como elemento da assistência psiquiátrica.

“Essa conferência vai ser importante no sentido de propor uma abordagem franca, objetiva e, sobretudo, esclarecedora, acerca do que costumamos chamar de doença mental. O trabalho que desenvolvemos aqui em Campinas – finaliza Pedro Humberto - serve de referência para outras cidades, mas ainda temos desafios e metas a serem cumpridas”.