Samu estará presente na Avenida do Samba em todos os dias de folia

11/02/2010

Autor: Denize Assis

Durante o Carnaval de 2010, a Secretaria de Saúde de Campinas vai mobilizar equipes do Samu/192 na Avenida do Samba (Avenida Magalhães Teixeira, na saída do túnel) em todos os dias de folia. Mais de trinta profissionais – divididos em grupos com médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, motorista-socorrista, apoio de rádio-operação e equipe de coordenação - vão atuar em turnos em um Posto Médico Avançado instalado na avenida. Trata-se de uma estrutura de 150 metros quadrados que vai funcionar como um ‘Pronto-Socorro’ com condições de atendimento a todos os casos de urgência.

Também serão disponibilizadas três ambulâncias – duas unidades básicas e uma UTI - para transferências para hospitais nos casos mais graves que precisem de internação ou cirurgia.

Segundo o médico socorrista José Roberto Hansen, coordenador do Samu Campinas, as principais ocorrências nos dias de folia são relativas a pessoas que abusam do álcool e de outras drogas. “Registramos situações como hipoglicemia, coma alcoólico, crises convulsivas, hipertensão e intoxicações por drogas entre outras”, informa.

O médico orienta que as pessoas procurem curtir o Carnaval com responsabilidade, sem excessos, conscientes de que se beber não devem dirigir. “Sem esquecer de que relações sexuais somente com proteção”, diz.

Volta ao índice de notícias