Equipes de saúde atuam contra leptospirose nos bairros Renascença e Padre Josimo

03/02/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Norte e do Centro de Saúde Padre Anchieta, promove nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, ação contra leptospirose nos bairros Renascença e Padre Josimo. A região Norte, onde estão localizadas as duas comunidades, tem 16 casos suspeitos da doença, entre os quais um óbito, e uma morte confirmada. É a área da cidade com maior número de notificações em 2.011. Em todo município, este ano foram notificados 38 casos suspeitos, sendo que um foi confirmado, oito foram descartados e 29 aguardam resultados de exames laboratoriais.

Segundo o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte, os dois bairros possuem condições epidemiológicas favoráveis para a leptospirose e para a dengue. “São comunidades com condições inadequadas de infraestrutura, que acumulam muitos resíduos inservíveis e com presença de roedores”, disse.

A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, presente na urina dos roedores. Em situações de enchentes e inundações, a urina destes animais,presentes em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. O homem, ao entrar em contato com lama ou com a água contaminadas, pode infectar-se.

Embora esta doença possa estar associada à atividade ocupacional e ocorra durante todo o ano, neste período de muitas chuvas o risco aumenta devido à maior exposição a águas contaminadas com a bactéria.

O biólogo explica que a ação desta quarta-feira inclui atividades de casa em casa para orientar as pessoas em relação à leptospirose e fazer busca ativa de pessoas com sinais da doença. “Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e dor no corpo”, informa.

Os técnicos também vão procurar sinais de redores e orientar moradores quanto aos hábitos que devem ser adotados para evitá-los. Residências em situação de maior risco serão agendadas para um trabalho diferenciado. Ferros-velhos, que são comuns no local, também serão visitados pelas equipes.

Dengue

As equipes ainda vão aproveitar a oportunidade para realizar ações contra a dengue com busca ativa de suspeitos da doença e retirada de criadouros do mosquito. Pacientes com sintomas vão receber um “cartão de dengue” para seguimento no centro de saúde.

A ação contará com cerca de vinte servidores. A Subprefeitura de Aparecidinha vai dar apoio com um caminhão e homens para a retirada de materiais que sirvam de criadouros para ratos e para o mosquito da dengue.

Volta ao índice de notícias