Trabalhadores elegem nesta quarta-feira representantes do Conselho Municipal de Saúde

09/02/2011

Autor: Eli Fernandes e Marco Aurélio Capitão

Os trabalhadores do SUS Campinas votam nesta quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011, para escolha de seus representantes no Conselho Municipal de Saúde (CMS). Cada trabalhador poderá votar em dois representantes da Rede (Centros de Saúde, CAPS, Cecos, Especialidades, Centros de Referência e outros Serviços de Referência, e Laboratório Municipal), dois representantes das urgências e emergências (Hospital Municipal Mário Gatti, Complexo Hospitalar Ouro Verde, PAs Centro, Anchieta, São José, Campo Grande e Samu), e um representante da Vigilância em Saúde (Covisa e Visas Distritais).

Nessa eleição podem podem votar trabalhadores estatutários, celetistas, o que inclui contratados e conveniados como Serviço de Saúde Doutor Cândido Ferreira, Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)-Universidade Federal do Estado de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Os trabalhadores devem levar crachá ou holerite (ou os dois) para comprovar o vínculo com a Saúde e votar.

Movimento Popular

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campinas elegeu na noite de sexta-feira, dia 4 de fevereiro de 2011, três representantes do Movimento Popular de Saúde (Mops). O metalúrgico Gerardo Mendes de Mello, com 23 votos, Armando Bota, com 22 e Izabel Pereira de Oliveira, com 17votos. Maria Helena Nogueira, com 16 votos e Leonilda Bravo Cabrera, com nove votos, ficaram como suplentes.

A votação foi realizada no Salão Vermelho do Paço Municipal. Também no local, na semana anterior, dia 28 de janeiro, com a presença de 54 pessoas, sendo 21 entidades participantes, foram eleitos os cinco conselheiros titulares e os cinco suplentes dos Movimentos Sociais.

Movimentos Sociais

Foram eleitos como titulares, com 15 votos, Antônio Mamede da Silva, da União Municipal de Entidades Comunitárias de Campinas (UMEC); com 10 votos, Paulo Tavares Mariante, do Identidade Grupo de Luta pela Diversidade Sexual; com 10 votos, Carlos Firmino, da Associação de Moradores do Jardim Nilópolis; com 9 votos, Cleusa Aparecida da Silva, da Casa Laudelina de Campos Mello e, com 9 votos, André Rodrigues Ribeiro , do Grupo E – Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados.

Como suplentes foram eleitos, com 8 votos, Maria de Fátima Siqueira da Silva, da Associação das Mulheres de Campinas; com 8 votos, Soeli Alves Monteiro Gava, da Pastoral da Saúde; com 8 votos, Mario Marcelo Ramos, da SOS Adolescente; com 8 votos, José João Anicio Lino, da Associação de Moradores Jardim Florence e, com 6 votos, Elzito Tolentino Silva (Peninha), da– Associação dos Moradores do Jardim Itaguaçu I.

Região Leste

Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, no Distrito de Saúde Leste, foi realizada a eleição dos representantes usuários desse Distrito para o Conselho Municipal de Saúde. Foram eleitos, Cláudio Trombeta, com 5 votos e Manuel Silvério Teodoro, com 5 votos. Após deliberação na plenária, Cláudio Trombeta ficou como titular e Manuel como suplente.