Equipes recebem certificados após capacitação para o cuidado integral à saúde do adolescente

16/02/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, a entrega dos certificados aos profissionais que participaram da capacitação para o cuidado integral do adolescente. A diplomação acontece em duas etapas, nesta terça-feira, à tarde, e na próxima quinta-feira, dia 17, de manhã, no Salão Vermelho da Prefeitura.

A capacitação teve início em agosto de 2010 e ocorreu em vinte encontros quinzenais destinados a pediatras, enfermeiros e profissionais de saúde mental da rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas.

Segundo a área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente de Campinas, além de qualificar profissionais de saúde para o cuidado integral deste segmento, o objetivo é estimular o trabalho em equipe e as ações intersetoriais para a promoção e

prevenção em saúde do adolescente.

A capacitação ainda objetiva propiciar uma rede de solidariedade na atenção ampliada ao adolescente entre os serviços e diferentes setores que atuam com adolescentes no município, inclusive na perspectiva dos direitos dos jovens nessa faixa de idade.

Também visa preparar os pediatras para ampliar a faixa etária de atendimento de 12 para até 16 anos, em 2011. Um novo curso que será iniciado em março tem o objetivo de capacitar outros pediatras para, em 2012, estender o atendimento para até 18 anos.

“Até 12 anos já é sedimentado o atendimento do pediatra. A faixa dos 12 aos 18 anos segue as diretrizes de cada instituição e atende ao preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatra. Ao estendermos a idade de atendimento, efetivamos a linha de cuidado na Saúde da Criança, que se inicia com o nascimento”, diz a médica pediatra Lígia Neaime de Almeida, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde de Campinas.

Segundo o médico pediatra Fernando Chacra, do apoio técnico do Centro de Educação do Trabalhador da Saúde (CETS) da Secretaria Municipal de Saúde, na adolescência há uma mudança do perfil epidemiológico e isto que requer a preparação dos profissionais para a abordagem de questões entre as quais estão incluídas prevenção de gravidez na adolescência, violência doméstica, a questão do uso e abuso de álcool e outras drogas e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis entre outras.

A Secretaria de Saúde também pretende alcançar pediatras que atuam nos Prontos-Atendimentos de Campinas (PAs) e ginecologistas que atendem gestantes adolescentes.

A programação do evento da entrega dos certificados inclui a apresentação do Programa Educação para uma Vida Saudável e do Combate à Obesidade Infantil. Além disso, também é apresentado o “Falando pra Galera”, programa da Organização Não Governamental (ONG) Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap), parceira da Prefeitura, que atua com adolescentes.