Mutirão contra a dengue tem início nesta sexta-feira, dia 18, no Jardim Líria

17/02/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Leste e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro, mutirão de limpeza e prevenção contra a dengue no Jardim Líria, na abrangência do Centro de Saúde do Jardim Conceição, região leste do município.

As ações serão desenvolvidas por uma equipe de 20 pessoas, entre agentes de controle ambiental, agentes comunitários de saúde dos Centros de Saúde (CS) Conceição e Boa Esperança e supervisores de dengue.

Um caminhão basculante e uma retro-escavadeira serão utilizados nas atividades desta sexta-feira. Na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, nas atividades de remoção de criadouros serão utilizados três caminhões. O mutirão tem apoio da Administração Regional (AR-2) e da Macrorregional do Centro. A Associação de Moradores do Jardim Líria também apóia a ação.

Conforme explica a coordenadora de dengue do Distrito de Saúde Leste, Tessa Roesler, esse mutirão terá um impacto importante no controle da dengue, considerando-se que essa região conta com vários pontos de descarte irregular de resíduos.

“A Prefeitura pode e deve fazer sua parte. No entanto, a participação da comunidade é fundamental para a redução dos criadouros do mosquito da dengue. Esse é o momento de todos estarem atentos, pois as chuvas e o calor agravam o problema”, adverte a coordenadora.

A preocupação de Tessa é compartilhada pelo supervisor de dengue do Distrito Leste, Jeovani Alves Santos. Ele lembra que além da inviabilização dos criadouros nas ruas e nos terrenos externos, o cuidado dentro de casa é imprescindível.

“Pouco adianta se o trator limpar o terreno e a dona de casa insistir em manter o pratinho da planta cheio de água, se a caixa d’água estiver destampada ou se potes e latas estiveram no quintal sem o devido cuidado”, disse.

Segundo Jeovani, o combate à dengue exige a participação de toda comunidade. Cada um tem que fazer sua parte e cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro. Também é preciso considerar que o direito coletivo se sobrepõe ao direito individual.

“A pessoa que não cuida do seu quintal e mantém criadouros, coloca em risco não somente sua saúde, mas a do seu vizinho”, finalizou.

Em 2011, Campinas confirmou 65 casos de dengue. Foram 55 casos em janeiro e 10 em fevereiro. Em 2010, foram confirmados 2.647 casos, com dois óbitos.