Prefeitura promove bloqueio químico contra a dengue no Parque Itajaí

08/02/2012

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, bloqueio químico contra a dengue no Parque Itajaí, na abrangência do Centro de Saúde Floresta, região Noroeste do município. Na área, foi registrado um caso autóctone da doença. Outras notificações suspeitas aguardam resultados de exames laboratoriais.

Os trabalhos foram realizados por mais de 30 pessoas da Visa Noroeste, além de outros servidores da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação, que ainda teve apoio de profissionais do CS Itajaí, continua nesta quinta-feira, 9. A expectativa é atuar em 500 imóveis.

Para preparar as famílias para a ação, nos dias anteriores ao bloqueio, as equipes trabalharam na área para a retirada de criadouros e a orientação das famílias - as pessoas têm que ter um tempo para se organizar, já que a ação exige que o imóvel fique vazio por um período, entre outras providências. Imóveis com pessoas acamadas e/ou com moradores recém-nascidos não são nebulizados.

Leste. Também nesta quarta-feira, equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Leste, promoveram telagem de caixas d´água na área do Centro de Saúde Boa Esperança. Na mesma região, em outros bairros, profissionais promoveram busca ativa de casos suspeitos da doença.

Norte. Na região Norte, no sábado, dia 4 de fevereiro foram visitados 323 imóveis nos parques Universal e Chico Amaral durante uma ação de bloqueio químico. Ao todo, 18 pessoas trabalharam na área que acumula, como principais criadouros, materiais inservíveis com o pneus velhos, louças sanitárias sem uso entre outros.

Segundo a coordenação do Programa Municipal de Controle de Dengue, a Prefeitura pode e deve fazer sua parte no combate à doença. No entanto, a participação da comunidade é fundamental para a redução dos criadouros do mosquito. “Esse é o momento de todos estarem atentos, pois as chuvas e o calor agravam o problema”, disse o médico André Ribas Freitas, coordenador municipal do Programa de Dengue.