Prefeitura promove bloqueio contra A raiva no Distrito de Barão Geraldo

08/02/2012

Autor: Marco Capitão

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) Barão Geraldo, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dá início nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, às ações de informação, educação e mobilização social contra a raiva no Distrito de Barão Geraldo, nos condomínios Vila Olândia, Riviera de Barão, Espaço e Verde e Terras do Barão, região norte da cidade.

A médica veterinária da Visa Norte, Tosca de Lucca, explica que trinta pessoas vão participar das atividades que incluem visitas de casa em casa. Também será feito levantamento de número de cães e gatos e inquérito acerca da situação vacinal destes animais nos últimos 12 meses. Técnicos da Visa Norte calculam que serão visitadas cerca de quinhentas residências.

A atividade, tecnicamente chamada bloqueio de foco, será desencadeada porque no local foi confirmado um caso positivo de raiva em morcego não hematófago. O resultado dos exames, realizados pelo laboratório do Instituto Pasteur, foi enviado ao CCZ neste início de fevereiro. Este é o primeiro caso da doença em morcego notificado em 2012.

Segundo Tosca, os moradores serão orientados também sobre os pontos fundamentais da posse responsável que incluem manter cães e gatos domiciliados, mantê-los com coleira ao sair na rua e procurar uma unidade de saúde no caso de acidentes com animais. Outra recomendação é nunca tocar em morcego, vivo ou morto. Ao encontrar este animal, o morador deve acionar o CCZ.

A raiva é uma doença que atinge mamíferos e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal.

Conforme esclarece Tosca, a transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego. O último caso de raiva animal em Campinas foi registrado em 1999, em um gato. No entanto, o vírus rábico ainda circula na cidade em morcegos. Trata-se do no ciclo aéreo da doença, informa a Vigilância em Saúde.