Prefeitura inicia reposição de estoque de medicamentos na rede pública de saúde

13/02/2012

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu esta semana parte dos medicamentos para regularizar o acesso à assistência farmacêutica na rede básica de saúde. Também registrou a entrada de itens de enfermagem.

Este é o primeiro resultado das medidas anunciadas em 1º de fevereiro pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, com o objetivo de restabelecer o abastecimento dos itens e buscar a normalização da assistência. A meta é repor 70% do estoque em três semanas e regularizar os 30% restantes até o final de março.

“Devido às medidas de negociação com os fornecedores e a volta do pagamento por parte de Prefeitura, recebemos 13 dos 24 itens em falta, além de todos os tipos de sonda – gástrica, de aspiração, retal e uretral. Num esforço conjunto pretendemos o mais rápido possível, até o início da semana que vem, repor os estoques das unidades de saúde”, disse Brandão.

A Secretaria de Saúde disponibiliza à população em todas as unidades de saúde168 medicamentos e atua com planejamento para que não ocorra desabastecimento - Campinas é um dos municípios brasileiros que conta com o maior número de itens de assistência farmacêutica na rede básica de saúde. No entanto, nos últimos meses, pelo atraso no pagamento aos fornecedores, por fracasso nas licitações e por problemas de produção, chegaram a faltar 24 itens, o que representa 14,28% do total.

Segundo o secretário, ainda não chegaram os anti-hipertensivos. A orientação é que as pessoas que fazem uso deste tipo de medicação procurem as unidades da Farmácia Popular de Campinas ou as drogarias que mantêm convênio com o Aqui tem Farmácia Popular. Nestes locais são distribuídos gratuitamente os medicamentos para pressão alta.

“Acredito que em trinta dias, a partir da semana passada, teremos 70% dos medicamentos repostos. Os cem por cento, tanto de medicação, quanto de insumos e materiais odontológicos, serão completados em três meses”, afirmou Brandão.

Itens que já chegaram:

Ácido graxo

Beclometasona 200 mcg cápsula c/ pó inalação + inalador

Beclometasona 400 mcg cápsula c/ pó inalação + inalador

Cefalexina sol. oral 250 mg/5 ml

Cinarizina

Espironolactona 100 mg

Furosemida

Metoclopramida 10 mg comp.

Periciazina

Compressa gase não estéril