Equipes preparam Vila Lemos para bloqueio contra a dengue nesta terça-feira

13/02/2012

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, promove bloqueio químico contra a dengue nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, na Vila Lemos, na abrangência do Centro de Saúde (CS) Paranapanema, região Sul do município. O bairro é uma das áreas da cidade com transmissão da doença neste momento, com dois casos confirmados da doença e outras notificações suspeitas que aguardam resultados de exames laboratoriais.

A Vigilância em Saúde (Visa) Sul, que coordena a ação, vai mobilizar mais de trinta pessoas entre supervisores de dengue e agentes de controle ambiental para a ação. O trabalho contará com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). A expectativa é visitar 600 endereços durante a ação.

Os moradores estão sendo orientados nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, sobre como preparar os imóveis. Desde a semana passada, os profissionais atuam na comunidade em atividades como busca ativa de casos suspeitos, remoção de criadouros e ações de informação, educação e mobilização social.

“As pessoas têm que ter um tempo para se organizar, já que a ação exige que o imóvel fique vazio por um período, entre outras providências. É importante que as famílias recebam as equipes porque um imóvel que não seja trabalhado compromete a qualidade da ação”, diz a bióloga Heloísa Giradi Malavasi, da Visa Sul.

A nebulização busca interromper a transmissão da dengue. No entanto, se a latinha, a garrafa e outros objetos com água parada não forem eliminados, o mosquito volta a se reproduzir. “O combate à doença exige que a comunidade se mobilize, se envolva e transforme as informações e orientações em prática. Do contrário, qualquer ação se torna pouco eficaz”, diz Margarete Isaque, supervisora de dengue da Visa Sul.

Outras regiões.

Bairros de outras regiões do município também recebem equipes de dengue esta semana. Na Noroeste, nesta segunda-feira, ocorre arrastão na área do CS Florence. Na terça, quarta, quinta e sexta-feira, estas mesmas equipes promovem busca ativa de casos suspeitos. Na quarta, os trabalhos incluem vistorias em imóveis especiais, como escolas, serviços de saúde e outros que recebem fluxo intenso de pessoas.

Na Sudoeste, nestes dias 13 e 14 de fevereiro, os profissionais preparam uma área no CS Capivari para bloqueio químico que deve ocorrer na quarta-feira. O local tem um caso confirmado de dengue. A ação também conta com apoio do CCZ e da Sucen.

Na região leste, nesta segunda-feira, 13, equipes promoveram limpeza de um imóvel na rua Sebastião Mantedioca, na abrangência do CS Conceição. Também foi realizada busca ativa de suspeitos no Centro. Na terça-feira, 14, as ações de busca ativa acontecem no Parque Santa Genebra. Neste mesmo dia, será realizado arrastão em pontos de risco, como ferros-velho, na abrangência dos CSs Conceição e Boa Esperança. Na sexta-feira, dia 16, está programada limpeza de um imóvel no Centro.

Na região Norte, equipes realizam ações de busca ativa de suspeitos na Vila Esperança e no Chapadão.

Este ano, Campinas registrou 15 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias