Bloqueio contra a raiva atinge 370 domicílios em Barão Geraldo

14/02/2012

Autor: Denize Assis e Marco Capitão

Equipes da Secretaria de Saúde visitaram 376 endereços nas últimas quinta-feira e sexta-feira, dias 9 e 10 de fevereiro, durante bloqueio de raiva em Barão Geraldo na área que compreende o Condomínio Residencial Terras do Barão, Vila Holândia, Chácaras Marujo, Condomínio Riviera do Barão, Condomínio Lagoa Serena, Condomínio Espaço e Verde, Casas de Gaia e Sítio Santa Adélia.

A ação, desencadeada após a confirmação de um caso de raiva em morcego não hematófago, consistiu em visita domiciliar para ações de informação, orientação e mobilização das famílias. Os moradores foram orientados sobre a importância dos morcegos no ciclo epidemiológico da raiva e a necessidade de manter cães e gatos domiciliados e imunizados contra a doença. Também foram levantados dados das populações canina e felina e a data da última dose da vacina anti-rábica.

O bloqueio inclui, ainda, trabalho educativo com os 480 alunos da Escola Estadual Francisco Àlvares, que está localizada na área do bloqueio.

Risco.

A Vigilância em Saúde de Campinas está preocupada com a possibilidade da ocorrência de casos desta doença em cães e gatos, principalmente considerando que há dois anos não é promovida campanha pública de vacinação contra a raiva em vários estados do Brasil, o que inclui São Paulo e Campinas.

As campanhas foram suspensas pelo Ministério da Saúde em 2010 após a morte de cães e gatos que apresentaram reações à vacina. Em 2011, o Estado de São Paulo não recebeu doses da vacina. No entanto, na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou que 57 dos 645 municípios paulistas terão campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, entre os quais Campinas.

Transmissão.

Todos os mamíferos são suscetíveis à infecção pelo vírus da raiva e sua evolução é quase sempre fatal. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem, em espaços urbanos, é o cão seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.

Campinas é classificada como área onde a raiva está controlada. O último caso em humano ocorreu em 1982. Em gato em 1999. No município, a doença se manifesta no ciclo aéreo, com casos apenas em morcegos. Desde 2006, vêem sendo notificados em média seis casos em morcegos não hematófagos por ano na cidade.

Volta ao índice de notícias