Secretário quer novo CS do Oziel pronto em um ano e fará reforma na unidade atual

15/02/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

Na primeira semana depois do Carnaval serão iniciadas as reformas no Centro de Saúde (CS) do Parque Oziel, unidade responsável pelo atendimento a 7 mil famílias moradoras da região Sul da cidade. Representantes do Conselho Local de Saúde, trabalhadores e usuários do CS receberam essa informação do secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, que visitou a unidade na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro.

O secretário também adiantou que o novo centro de saúde do bairro, que abrigará o módulo de saúde Monte Cristo e as duas unidades odontológicas, estará concluído em aproximadamente doze meses. “Essa reforma servirá para melhorar as condições de trabalho e atendimento à população até que o novo Centro de Saúde fique pronto. Já fizemos as demarcações topográficas no terreno e as obras terão início o mais rápido possível”, garantiu.

Em sua visita ao Parque Oziel, Fernando Brandão esteve acompanhado do diretor administrativo da Secretaria da Saúde, Mauro Aranha, do diretor de Saúde, Édson Silveira e do coordenador de Saúde da Criança, Rober T. Heten.

No CS do Oziel, Brandão foi recebido pela coordenadora da unidade, Denise Pierro Postal, pelo médico de Família, Luiz Carlos Rittes e pelo conselheiro local de Saúde, Antônio Mamede da Silva. O grupo entregou aos gestores uma folha de caderno com o esboço detalhado das alterações necessárias nos cômodos da unidade. “Fizemos mudanças básicas, o mínimo para dar um pouco mais conforto aos trabalhadores e aos pacientes”, colocou Denise Pierro Postal.

As mudanças na área física incluem o aproveitamento da varanda, na entrada do PS, de modo que está previsto um deslocamento da recepção para a parte externa. Essa alteração propiciará um espaço maior para o consultório de enfermagem e para a sala de ginecologia. “Hoje, do modo como está, sem espaço para nada, nossas pacientes que chegam para uma consulta não têm nem como trocar de roupa”, reclama o médico Luiz Carlos Rittes.

Após o encontro no CS Oziel, Brandão seguiu para o Módulo Monte Cristo onde ouviu as reivindicações dos trabalhadores e usuários. Na sequência, o grupo se dirigiu aos módulos Odontológicos do Oziel e do Monte Cristo, que funcionam em espaços cedidos por entidades beneficentes. Na Associação Amigos da Criança (Amic), onde funciona o Módulo Odontológico do Jardim Monte Cristo, também está instalado um Consultório de Ginecologia mantido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme deixou claro o secretário municipal de Saúde, “todas essas unidades de Saúde, inclusive os módulos odontológicos, serão beneficiados com a construção do novo Centro de Saúde do parque Oziel. Vamos trabalhar duro para entregar a unidade à população no início do ano que vem. É uma antiga reivindicação desses moradores que vai trazer muitos benefícios para toda essa região”, afirmou Brandão.

O Secretário de Saúde ainda aproveitou o final da manhã para visitar as obras do novo Centro de Saúde do Jardim Nova América, também na região sul da cidade, que estão em fase final de conclusão. O novo prédio, localizado na Rua Benedito A. Becker da Roza, vai substituir o atual Centro de Saúde do Nova América que hoje funciona na Rua José Belani. “Faltam apenas alguns arremates e acabamentos na construção, mas a obra está praticamente pronta e nos próximos dias vamos entregar mais uma unidade de saúde, novinha em folha, que vai ampliar o acesso e melhorar a qualidade do serviço de saúde neste bairro”, finalizou.