Campinas lança campanha de combate à dengue

15/02/2012

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde lançou na tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro, a Campanha de Combate à Dengue de 2012. Na mesma linha da estratégia do Ministério da Saúde, o slogan é ‘Sempre é hora de combater a dengue’.

O lançamento foi feito pelo Prefeito Municipal, Pedro Serafim, e pelo Secretário Municipal de Saúde, Fernando Brandão, no Salão Azul do 4º andar da Prefeitura. Também estavam presentes outros secretários, diretores, gestores públicos municipais e representantes da Câmara Municipal, além de toda equipe da Vigilância em Saúde e do corpo técnico que atua no controle da dengue.

O objetivo da campanha é mobilizar toda comunidade e alertar a população a adotar comportamentos cotidianos, como limpar os quintais, colocar areia nos vasos de plantas, fechar o lixo com saco plástico, entre outras iniciativas que buscam reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A estratégia enfatiza também a importância do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença pela população e a necessidade de acompanhamento por um profissional de saúde dos casos suspeitos. Com formato educacional e informativo, é dirigida aos professores, agentes de saúde, gestores municipais, educadores, profissionais de saúde, crianças e a população em geral.

Peças publicitárias.

A campanha já começou a ser veiculada. As peças publicitárias incluem 3 mil camisetas, 1,5 mil bonés, 6 mil cartazes, 100 mil folders, 130 banner, outdoors e 30 mil folders para escolas. Além disso, estão previstos anúncios em jornais e spots informativos para rádios.

A Rádio Educativa vai dar ênfase à campanha, assim como serão veiculadas mensagens na espera do PABX da Prefeitura, nos holerites dos servidores e nas contas de água da Sanasa. Também foram elaborados banners eletrônicos para serem enviados por e-mail e uma carta para ser postada às escolas, empresas e outras instituições.

Prioridade de governo.

O prefeito de Campinas Pedro Serafim afirmou que a Prefeitura assume a dengue como uma prioridade de governo, como um problema que precisa ser enfrentado por todos os setores do Poder Público, todas as secretarias e autarquias da Administração Municipal. Além disso, segundo Serafim, ao poder público cabe também buscar articulações necessárias para mobilizar outros setores da sociedade. Durante o lançamento da campanha, o prefeito afirmou que todos estão convocados a se envolver “nesta luta em favor da vida, contra a dengue”.

Segundo Serafim, a campanha tem o papel fundamental de incentivar a co-responsabilidade da sociedade no controle da dengue. “As peças publicitárias foram pensadas como forma de alertar a população a adotar comportamentos cotidianos para inviabilizar criadouros. A tônica da luta contra a dengue é a mudança de comportamento. Neste sentido a campanha busca levantar a bandeira do ambiente seguro”, disse.

Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, a campanha é mais um reforço no trabalho desenvolvido pelo município. “Trata-se de uma maneira de mobilizar a população para a adoção de comportamentos cotidianos para combater o mosquito. São ações que fazem a diferença e devem ser repetidas durante todo o ano, não somente no verão”, disse.

Ele ressaltou, durante o lançamento, o rigor técnico da Secretaria de Saúde, com equipes capacitadas inclusive para o manejo dos pacientes. “Campinas registra poucos óbitos por dengue, em comparação com o restante do Brasil”, disse.

Brandão ainda citou o trabalho exemplar da Vigilância em Saúde, das equipes que atuam nas casas das pessoas todos os dias, dos Centros de Saúde, da coordenação do Programa de Controle da Dengue e a parceria da Saúde com outros setores da Prefeitura, especialmente com a Secretaria de Serviços Públicos.

Durante o lançamento, a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a enfermeira sanitarista Maria Filomena de Gouveia Vilela apresentou dados da situação da dengue em Campinas, contextualizou a epidemia mostrando um quadro comparativo com o Estado de São Paulo, o Brasil e o Mundo, apontou a relação do clima com o aumento de casos e destacou que sempre é hora de combater a dengue, numa alusão ao slogan da campanha.

Situação da doença.

Este ano, Campinas registrou 25 casos de dengue. Estes dados são do mês de janeiro. Em 2011, foram 3.178, total que caracteriza o período como sendo o da 2ª maior epidemia da doença na cidade. A primeira em número de casos foi em 2007, com mais de 11 mil ocorrências.