Equipes de combate à dengue Visitaram 200 endereços no bairro da Vitória

17/02/2012

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, atuou em 200 endereços no bairro da Vitória, na abrangência do Centro de Saúde (CS) Vila Ipê, região sul, nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, numa ação de combate à dengue. Neste bairro, há um caso confirmado da doença.

O trabalho incluiu arrastão de criadouros, busca de casos suspeitos e orientações gerais sobre a doença e como inviabilizar criadouros do Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. Dois caminhões de resíduos que podem servir de criadouros foram recolhidos e levados para o aterro sanitário.

Ao todo, dezessete profissionais de saúde atuaram em campo, entre agentes de controle ambiental e agentes comunitários de saúde do CS Vila Ipê. As ações foram coordenadas pela supervisora de dengue Margarete Isaque e tiveram apoio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul.

Segundo Margarete Isaque, a receptividade da comunidade foi muito boa. “Só não conseguimos trabalhar as casas em que os moradores não se encontravam. Não houve uma recusa sequer. Temos um bom vínculo com esta comunidade”, disse a supervisora.

De acordo com Margarete, as famílias têm atendido bem às orientações, tanto que não foram encontrados criadouros com água, nem amostras com larvas de mosquito. Há duas semanas, as equipes já haviam atuado nesta comunidade em ações de prevenção e controle.

Também neste dia 17, houve busca ativa de casos suspeitos no Parque Oziel. Na próxima quinta-feira, 23, a Vila Orosimbo Maia recebe as ações de prevenção e controle.

Esta semana, no dia 15, a Prefeitura lançou a Campanha de Prevenção da dengue para 2012. Com o slogan ‘Sempre é hora de Combater a Dengue’, o objetivo da estratégia é reforçar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo.

Além de manter as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor, a campanha enfatizará também a importância do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença pela população e a necessidade de acompanhamento por um profissional de saúde dos casos suspeitos de dengue.

Em 2012, Campinas registrou 25 casos de dengue.