Secretário de Saúde e Chefe de Gabinete visitam CS Santo Antônio para conhecer Projeto modelo de informatização

17/02/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

O secretário municipal de Saúde, Fernando Brandão, e o secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Campinas, Alcides Mamizuka, visitaram na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, o Centro de Saúde (CS) Santo Antônio, na região sudoeste da cidade. Mamizuka e Brandão foram conhecer de perto o Projeto Modelo de Informatização que está sendo implantado, na sua totalidade, primeiro naquela unidade, como piloto, e que será, depois, disponibilizado para toda a rede pública municipal de saúde.

A iniciativa integra os investimentos em tecnologia da Secretaria de Saúde que visam facilitar o trabalho dos servidores da saúde e melhorar o atendimento ao cidadão.

“A informatização do Santo Antônio foi desenvolvida com os próprios profissionais da unidade, levando-se em conta as demandas e as necessidades de cada área, a disponibilidade dos equipamentos e a capacitação dos funcionários”, explica a coordenadora do Centro de Saúde, a médica sanitarista Denise Cury.

Ela esclarece que a informatização da unidade segue o Sistema de Gestão Integrada da Saúde Pública (SIGA-Saúde), idealizado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido em conjunto com a Prefeitura de São Paulo. A iniciativa conta com o apoio da Coordenadoria de Informação e Informática da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha em parceria com a Informática dos Municípios (IMA).

O médico da Família do CS Santo Antônio, Oscar Faria Júnior, explica que desde setembro de 2011, quando a informatização teve início na unidade, as ferramentas de gestão ganharam em eficiência e qualidade. “Hoje temos, em qualquer momento, a possibilidade de acessar os relatórios estatísticos de atendimento em cada serviço, de cada profissional do Centro de Saúde”, comemora Faria Jr.

Segundo o médico, os trabalhos burocráticos ganharam agilidade, com economia de papel. Ele ressalta que a equipe tem acesso imediato e on-line aos serviços prestados no gabinete de odontologia, pediatria e ginecologia. A mesma equipe pode, ainda, ter acesso à produção diária dos médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

Luiz Eduardo Bierwagen, coordenador de Informação e Informática da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanhou a visita de Mamizuka e Brandão ao Santo Antônio, afirma que, num segundo momento, a Secretaria Municipal de Saúde providenciará computadores de mãos, tipo tablets, que serão utilizados pelos agentes comunitários, em trabalho de campo. “Os dados colhidos por esse agente poderão ser enviados, via internet, para o bando de dados do Centro de Saúde”, projeta o coordenador.

A informatização na unidade começa logo na recepção, quando o paciente chega para uma consulta. Com o número do cartão SUS do paciente, a atendente acessa sua ficha na tela do computador e elabora seu prontuário, ainda com os modelos em papel. “O prontuário do paciente ainda é feito de maneira manual. Na próxima etapa do projeto – anuncia Bierwagen - vamos incluir os procedimentos médicos efetuados. Assim, no prontuário eletrônico estarão contidas todas as informações pertinentes ao paciente, dados de saúde, exames realizados e informes da última consulta”.

O secretário-chefe de Gabinete, Alcides Mamizuka, não tem dúvidas de que esse projeto-piloto vai ser um modelo que poderá ser aproveitado pelo Governo Federal para ser replicado em todo o País. “O esforço dos trabalhadores em implantar esse projeto fez a diferença. Acredito que com pouco investimento teremos condições de aperfeiçoar esse trabalho, garantir uma gestão com mais eficiência e, consequentemente, um serviço de mais qualidade aos nossos usuários da saúde”, colocou Mamizuka.

O secretário de Saúde Fernando Brandão, por sua vez, concordou com o chefe de Gabinete e garantiu que a Secretaria de Saúde está à disposição da Coordenadoria de Informação e Informática para alavancar o projeto. “Já sabemos que existem outras unidades interessadas em adotar esse sistema. No entanto – ponderou – vamos aperfeiçoar o que já foi desenvolvido aqui e, passo a passo, vamos replicar o sistema em todas as nossas unidades e, também para toda a Região Metropolitana de Campinas.

O SIGA já está implantado em todas as unidades de saúde – em todas já existe algum módulo em funcionamento -, com cadastro e agenda eletrônica pelo sistema. Mas, no CS Santo Antônio, o processo está mais avançado e a unidade, em breve, vai estar 100% informatizada.