Equipes vão ser atualizadas sobre diagnóstico e tratamento da dengue e de outras doenças febris hemorrágicas

23/02/2012

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promove no próximo dia 2 de março o 3º Encontro Municipal sobre Síndromes Febris Hemorrágicas. A capacitação vai abordar os aspectos clínicos (sinais e sintomas), a situação epidemiológica (situação da doença) e o manejo (como tratar e acompanhar) de pacientes com dengue, doença meningocócica, febre maculosa e leptospirose.

O evento acontece no Salão Vermelho da Prefeitura em dois períodos, de manhã, das 8h30 às 12h15, e à tarde, das 13h30 às 17h15, com o mesmo conteúdo, para que possa ser acessível tanto aos profissionais que trabalham de manhã como aos que atuam à tarde. O objetivo é atingir trabalhadores da assistência e da vigilância epidemiológica das redes de saúde pública e privada, com ênfase para médicos e enfermeiros que atuam nos serviços de urgência e emergência. As inscrições podem ser feitas até dia 29 de fevereiro nas Vigilâncias em Saúde (Visas) regionais ou no local do evento.

As palestras serão proferidas pelo médico sanitarista André Ribas Freitas, coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue; pela enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Covisa; pelo médico infectologista Christian Cruz Hofling, do Hospital Municipal Mário Gatti; pela médica veterinária Andrea Von Zuben, da Covisa; e pelo médico infectologista Rodrigo Angerami, da Covisa.

Todas as doenças a serem abordadas são potencialmente relevantes em Campinas. Algumas pela sazonalidade, como a leptospirose; outras pelo risco iminente, como é o caso da dengue, agora com a expectativa da introdução do sorotipo 4 e pelos elevados índices de infestação pelo mosquito transmissor, o Aedes aegypti; outras pelo comportamento endêmico na região, como ocorre com a febre maculosa.

Ainda há a questão da doença meningocócica – inclui meningite e meningoccemia –, que merece atenção especial. Assim como no Brasil, em Campinas a doença meningocócica é considerada endêmica.

A ocorrência de casos é esperada ao longo de todo o ano, principalmente no inverno, assim como a possibilidade de surtos comunitários ou institucionais.

Os telefones das Visas são: Visa Norte (3242-5870); Visa Sul (3273-5055); Visa Leste (3212-2755); Visa Noroeste (3268-6244); e Visa Sudoeste (3268-6233).