Saúde e Exército iniciam operação de combate à dengue em Campinas

02/01/2013

Autor: Marina Avancini

Cerca de 110 homens do Exército e 25 agentes comunitários de saúde e supervisores da Secretaria de Saúde de Campinas iniciaram nesta terça-feira, 5 de fevereiro, as ações de combate à dengue na cidade. A operação começou pelo bairro Campo Belo 2, que registrou nove casos positivos da doença em janeiro deste ano e é considerado área de transmissão da dengue.

O trabalho aconteceu em 35 quarteirões do bairro e continua na próxima quinta-feira, 7 de fevereiro. Foram visitados 1.079 imóveis, sendo que 358 estavam fechados. Seis moradores não permitiram a entrada das equipes e em nove não havia nenhum adulto para recepcionar os grupos. Foram instaladas ainda telas em 31 caixas d'água.

"Vamos percorrer todo o bairro, além do Campo Belo 1 e o Jardim Fernanda. É muito importante que as pessoas recebam as equipes para que o trabalho seja eficaz.", explicou a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Tessa Roesler.

De acordo com o major Marcos Vinícius Gomes Bonifácio, que coordenou a operação do Exército, os homens da 11ª Brigada de Infantaria Leve se dividiram em três equipes, que foram subdivididas em mais três, sendo uma para orientar moradores e retirar criadouros, outra para recolher o que foi retirado e limpar terrenos e a última para a colocação de telas nas caixas d'água. Além disso, uma quarta equipe percorria todas as ruas e retirava os entulhos mais pesados e outra era utilizada para dar apoio.

O mapeamento dos locais é feito pela Secretaria Municipal de Saúde. Nos criadouros em que a remoção das larvas não é possível, é feita a aplicação de larvicida.

A dona de casa Rita Salustiana de Lima mora no Campo Belo há 13 anos. A casa em que mora teve a caixa d'gua coberta por tela. "Fiquei muito feliz por estarem preocupados com a situação do bairro. Eu sempre coloco panos nas torneiras, pois as larvas descem junto com a água. Agora o problema será resolvido", comemorou. Rita conta que também ajuda recolhendo garrafas e outros objetos deixados na rua.

Casos

No mês passado foram registrados 52 casos de dengue em Campinas, sendo 38 autóctones, ou seja, contraídos na cidade. Ainda há casos suspeitos de janeiro sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz. No mesmo período de 2012 foram contabilizados 48 casos positivos da doença.

Uma das preocupações da Secretaria de Saúde de Campinas é a introdução de um novo sorotipo da dengue. Em 2012, desde a reintrodução da doença, nos anos 90, a cidade registrou o primeiro caso do vírus tipo 4, que circula no país desde 2010 e foi notificado no estado de São Paulo em 2011. Antes de Campinas, duas cidades da região tiveram casos do tipo 4 confirmados.

O vírus tipo 4 da dengue não é mais perigoso que os demais, mas as pessoas que já contraíram a doença continuam suscetíveis. Ao contrair dengue novamente, o risco de a doença se manifestar de forma mais grave é aumentado.

Cuidados

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos devem ter a água trocada a cada dois dias.

"É importante, também, vedar a caixa d'água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados. Essas medidas são a maneira mais eficiente de combater a doença", recomenda Tessa.

Fotos de Fernanda Sunega

Volta ao índice de notícias