Campinas sedia encontro de secretários de Saúde da região

02/01/2013

Autor: Juliana Perrenoud

Cerca de 20 secretários de Saúde das Redes Regionais de Atenção à Saúde 15 e 16 estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 5 de fevereiro, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, durante o "Encontro de Recepção aos Novos Secretários de Saúde do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo)".

Além dos secretários, diretores, coordenadores e profissionais da área de saúde de 33 cidades também marcaram presença no evento.

As RRAs 15 e 16 abrangem as regiões de Campinas, Bragança, Jundiaí, Rio Pardo, Mantiqueira, Baixa Mogiana e Oeste VII.

O Secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, abriu o evento, dando boas vindas aos colegas de trabalho e colocando a cidade à disposição para colaborar e participar do Cosems. "Queremos que os Conselhos funcionem bem, sejam práticos e comprometidos", resumiu.

Souza, que havia sido secretário estadual de Saúde e está há menos de um mês na gestão da saúde do município, disse que o envolvimento das ações no nível municipal é muito maior. "Na saúde pública não tem troféu, se fizermos tudo certo, não fizemos nada mais que nossa obrigação", finalizou.

A 2ª Secretária do Cosems, Kelen Cristina Rampo Carandina, secretária de Saúde de Cordeirópolis, explicou o papel do Conselho no processo de construção do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado de São Paulo, desafios dos novos Secretários e a agenda do SUS.

Cosems

Fundado em 19 de março de 1988, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo é a associação que representa e defende os interesses dos municípios nas pactuações interfederativas do Sistema Único de Saúde (SUS). É constituído por gestores municipais de saúde.