Saúde vai distribuir 70 mil camisinhas durante o Carnaval

02/01/2013

Autor: Juliana Perrenoud

A Prefeitura de Campinas vai distribuir 70 mil camisinhas ao público durante os desfiles carnavalescos na Avenida do Samba. A medida integra a campanha "A vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha", do Ministério da Saúde.

Além dos preservativos, 35 profissionais do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria Municipal de Saúde, estarão disponíveis para fornecer panfletos e informações sobre formas de transmissão, maneiras de prevenção e locais para buscar assistência caso a pessoa tenha se submetido a situações de risco.

De acordo com a médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, não há nada melhor que o uso do preservativo para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. "Essa época do Carnaval nos ajuda a reforçar essas mensagens de sexo seguro, mas nosso trabalho é realizado o ano inteiro", explica.

Segundo um levantamento do programa municipal DST/Aids, anualmente, uma média de 260 pessoas são infectadas pelo vírus HIV em Campinas. "É uma situação que está estabilizada desde 2007. Mesmo assim, isso não nos deixa tranquilos", avalia Cláudia.

Ainda segundo o levantamento, a faixa etária com maior incidência de casos é entre 30 e 39 anos, seguida por pessoas entre 40 a 49 anos.

"Essa mudança de tom na campanha do Ministério da Saúde explica-se por um comportamento que temos percebido, especialmente dos mais jovens, que não conviveram com os tempos em que a Aids era uma doença sem perspectiva de tratamento", conta Cláudia. Ela explica que o uso dos medicamentos a partir de 1996 transformaram a Aids em uma doença crônica. Além disso, governos e sociedade civil trabalharam para diminuir o estigma e a discriminação das pessoas vivendo com HIV/Aids.

"Realmente, os medicamentos trouxeram a possibilidade de uma maior qualidade de vida. Porém, são drogas agressivas, o tratamento é para toda a vida e a doença traz, sim, repercussões físicas", explica a médica.

Prevenção e assistência

A coordenadora do Programa DST/Aids explica que as ações de prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis são realizadas durante o ano todo no SUS Campinas, por meio da rede pública municipal de Saúde.

"Qualquer pessoa pode procurar os Centros de Saúde, onde terá acesso aos preservativos e às informações", disse Cláudia.

Para saber mais sobre Aids, camisinhas e sobre o teste de HIV, gratuito, anônimo e com diagnóstico rápido, a população pode procurar o Centro de Referência em DST/Aids. Os testes gratuitos de HIV são feitos por dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Regente Feijó, 637, telefone 3236-3711, e no Complexo Hospitalar Ouro Verde, Avenida Rui Rodrigues, 3434, telefone 3226-7475. Os dois serviços funcionam o ano todo. O resultado é informado no mesmo dia.

"Fazemos uma média de 400 testes mensais para HIV. Durante o Carnaval, esse número sobe cerca de 10%", conta Cláudia.