Ambulatório da CEASA faz "Atividade Educativa de Carnaval"

06/02/2013

Autor: Maria Finetto

Quem esteve na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro, nos mercados de hortigranjeiros e de flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) teve a oportunidade de, além de fazer compras, conferir a pressão arterial e glicemia capilar (diabetes), participar de teste rápido para HIV, receber aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), tabagismo, dengue, tuberculose, hanseníase, higiene do sono e alimentação saudável.

Esses foram alguns dos serviços de saúde oferecidos durante a “Atividade Educativa de Carnaval”, promovida por profissionais do ambulatório médico da Ceasa, do Centro de Referência de DST/Aids, do apoio do Distrito de Saúde Norte, Ajudante de Controle Ambiental (ACA) e 40 alunos da Unicamp.

O ambulatório, que pertence à rede municipal de saúde, ficou responsável pela atividade itinerante que teve ainda orientação de saúde bucal com distribuição de pasta e escova de dentes, distribuição de folders e preservativos em todo o território da Ceasa. As atividades continuam nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, das 9h às 12h, com a distribuição de preservativos e folders explicativos sobre DST.

"A atividade de DST faz o maior sucesso principalmente com a população masculina, que é predominante. Eles participam, tiram dúvidas e nós aproveitamos esse momento de brincadeira e descontração para falarmos de assuntos sérios e colocar a equipe do ambulatório médico à disposição para maiores informações, como vacinação para hepatite B e outros exames necessários, além fornecer preservativos e folders”, explica a coordenadora do ambulatório médico da Ceasa, Maria Cristina Prini.

Segundo Maria Cristina, as atividades são de grande interesse e participação da população-alvo - caminhoneiros, trabalhadores autônomos, carregadores, permissionários, compradores, vendedores e o público que circula pela Ceasa.

Balanço divulgado pelo ambulatório no final da atividade mostra que foram distribuídos aproximadamente 3,5 mil preservativos e 60 kits; foram realizados 39 testes rápidos para HIV mais aconselhamento; 132 aferições de pressão arterial; 132 testes de diabetes; 125 orientações sobre alimentação saudável; 115 orientações sobre dengue; 72 orientações sobre saúde bucal com fornecimento de kit com pasta e escova de dente e 46 orientações sobre hanseníase e tuberculose.

Volta ao índice de notícias