Prefeito Jonas Donizette discute saúde de Campinas com governo estadual

08/02/2013

Autor: Marina Avancini e Carlãozinho Lemes

Reforçando a aproximação da Prefeitura de Campinas com o governo do estado, o prefeito Jonas Donizette se reuniu nesta sexta-feira, dia 8, em São Paulo, com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para acertar o atendimento de demandas da cidade na área, como a implantação do primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) local. Jonas foi acompanhado pelo secretário de Saúde de Campinas, Cármino Antonio de Souza, e de Márcia Bevilacqua, diretora do Departamento Regional de Saúde, sediado na cidade.

“O secretário Cerri nos demonstrou que está de portas abertas, o que nos anima ainda mais nesse processo de estreitamento de vínculos entre os governos”, relatou o prefeito. “Vamos continuar as visitas a secretarias estaduais e em breve nos encontraremos com o governador Geraldo Alckmin, para apresentar-lhe um balanço das conversas”, concluiu.

Jonas lembrou ainda que a parceria com o governo estadual na área de saúde pública ganha alta relevância para Campinas pelo fato de o Hospital de Clínicas (HC) e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) pertencerem à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é financiada pelo estado.

AME

O Ambulatório Médico de Especialidades de Campinas será instalado na região do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em uma área de 3,5 mil metros quadrados. A Prefeitura vai investir na adequação do prédio e o estado entrará com recursos para a implantação e custeio.

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica. Proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Queimados e Ouro Verde

Jonas também pediu à Secretaria Estadual de Saúde ajuda para a implantação de ao menos uma ala para atendimento de queimados na rede pública de Campinas. A solicitação se justifica pela proximidade do município com o Aeroporto Internacional de Viracopos e o polo petroquímico de Paulínia, áreas de riscos potenciais desse tipo de acidente.

Por fim, o prefeito propôs ao governo estadual uma cogestão do Hospital Ouro Verde, atualmente sob direção da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Foto: Antonio Oliveira